29 março, 2016

Escola de Itaquá recebe Sarau LiteraturaNossa nesta quinta (31/3)


Escritores da ACLB se apresentarão para 200 alunos do Ensino Médio da Estadual Vereador Maurício Alves Braz; ainda há vagas para outras unidades interessadas em receber o projeto de incentivo à leitura

A Escola Estadual Vereador Maurício Alves Braz, em Itaquá, receberá nesta quinta-feira (31 de março), às 19h30, os escritores da Associação Cultural Literatura no Brasil (ACLB) que comandarão o Sarau LiteraturaNossa. O projeto de incentivo à leitura e divulgação dos autores regionais continua recebendo inscrições e as escolas interessadas podem fazer o agendamento com Débora Garcia pelo telefone e WhatsApp (11) 98598-4495, com Sacolinha pelo telefone e WhatsApp (11) 9952-63561 ou entrar em contato pelo e-mail literaturanobrasil@gmail.com.


O Sarau nas Escolas está inserido no pacote de projetos desenvolvido pela ACLB por meio do Programa de Ação Cultural (ProAC). Durante a apresentação para 200 alunos do Ensino Médio da Escola Maurício Alves Braz haverá sorteio de brindes e seleção de estudantes participantes para estampar seus versos em Canetas Poéticas. A ação lançada este ano tem por objetivo disseminar a poesia e divulgar as produções literárias do grupo.

A seleção ocorrerá entre os meses de fevereiro e abril e o lançamento das Canetas Poéticas será sempre na edição do tradicional sarau do Jardim Revista, entre os meses de maio a setembro. Ao todo, serão confeccionadas 250 Canetas Poéticas com o texto de cada autor selecionado, que receberá em contrapartida por sua participação uma cota de 25 canetas com o texto de sua autoria. A cota restante será destinada para distribuição gratuita nas demais atividades realizadas pela ACLB.

O Sarau nas Escolas tem por objetivo promover uma aproximação entre os escritores com o público leitor. Para receber a atividade, a escola precisa, necessariamente, desenvolver algum projeto de leitura com os alunos que justifique a ida dos escritores à unidade escolar.
“É uma forma de estimular o gosto pela leitura nos educandos por meio dessa aproximação entre estudantes e escritores, contribuir com as atividades em sala de aula e promover um momento de descontração, tornando o aprendizado algo mais prazeroso. Durante nossa ida às escolas, deixamos os alunos à vontade para se apresentarem e interagirem com o grupo e o desempenho é sempre positivo”, destaca a poetisa Débora Garcia, responsável pelo projeto Sarau nas Escolas e membro da ACLB.
A Escola Estadual Vereador Maurício Alves Braz, em Itaquá fica na Rua Pixinguinha, sem número, no Jardim Maragojipe, em Itaquaquecetuba.









12 março, 2016

Sarau LiteraturaNossa - Março de 2016

clique na imagem para ampliar

Sarau LiteraturaNossa faz referência ao mês da mulher

 Próxima edição será na sexta-feira (18 de março), às 19h30, e contará com o lançamento da Antologia "Mais Uma" e a presença da organizadora Carla Pozo, além da performance musical e teatral com o grupo Levante Mulher

 A Associação Cultural Literatura no Brasil (ACLB) promove na sexta-feira (18 de março) mais uma edição do tradicional Sarau LiteraturaNossa, que trará uma programação que faz referência ao mês da mulher. Entre as atrações estão o lançamento da Antologia "Mais Uma" e a presença da organizadora Carla Pozo, além da peformance musical e teatral com o grupo Levante Mulher.

 O projeto que conta com o apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC) do governo do Estado de São Paulo será realizado às 19h30 na Comunidade Kolping (Rua Cumbica, 630, Jardim Revista, Suzano, próximo ao bazar e à Escola Estadual Oswaldo de Oliveira Lima). Outras informações pelo telefone (11) 96680-4065, aqui pela home page www.literaturanobrasil.blogspot.com/ ou pelo Facebook Sarau LiteraturaNossa.

 A coordenadora do projeto, Landy Freitas, explica que também haverá sorteios de livros, camisetas, DVD de literatura, imãs-poéticos, postais poétics e outros produtos literários. Os participantes ainda poderão levar publicações para participarem do “Escambo de Livros às Escuras”, iniciativa inusitada que visa a promover a circulação de obras que, muitas vezes, ficam esquecidas em casa.

 Para participar, basta separar um livro de conto, poema, cordel, entres outros gênero, com exceção de obras didáticas, técnicas e apostilas escolares, e levar para trocar no Sarau. A única exigência é que após a troca não será possível devolver o título e tentar retirar outro. Uma nova troca só poderá ser feita no Sarau seguinte.

          “O projeto leva esse nome pelo fato de realizar trocas de livros de forma um tanto quanto inusitada, pois ninguém sabe qual livro vai retirar da caixa. É uma forma que encontramos de fazer os frequentadores do Sarau darem uma utilidade às publicações que andam empoeiradas na estante”, diz.
 A exemplo do que ocorreu no ano passado, com a publicação de várias obras em postais e imãs-poéticos, durante as apresentações do Sarau serão selecionados poetas ou escritores para estampar seus versos em canetas personalizadas. O regulamento pode ser consultado no blog: http://literaturanobrasil.blogspot.com.br/

 “ROSAS”

 A performance “Rosas”, do Coletivo Levante Mulher, é um espetáculo que discute a relação de gênero, o patriarcalismo, o capitalismo e, sobretudo, o machismo imposto, produzido e reproduzido no cotidiano, com referências ao processo histórico e cultural que reduziu as mulheres ao termo pejorativo de “sexo frágil”, ou seja, a violência que atinge a vida da mulher por dentro e por fora. O espetáculo traz também a força para se erguer, transformar e romper com velhos paradigmas, mostrando que as Rosas falam e lutam.

“MAIS UMA”

 Com a organização de Carla Pozo, o projeto “Mais Uma” nasceu em novembro de 2014 com a proposta de ser inicialmente apenas um livro. O projeto cresceu e ganhou uma concepção artística que vai dialogar com o leitor entre letras e imagens, reunindo o trabalho de 35 mulheres.

Sessão de autógrafos

Escritor Sacolinha lança livro na Bienal de SP na próxima quarta-feira   “A Alanda ainda está de pijama” novo livro infantil do escritor s...