26 março, 2008

Release do Sarau

Primeiro sarau erótico do ano acontece no sábado (29/3)
Por Marcos Cirillo
A primeira edição do Pavio Erótico deste ano será realizada neste sábado (29/3), a partir das 20h, no Centro de Educação e Cultura "Francisco Carlos Moriconi" (Rua Benjamin Constant, 682 - Centro - Suzano). O projeto, realizado a cada três meses em parceria com a Secretaria de Saúde, tem como objetivo incentivar a produção de literatura erótica e conscientizar a comunidade sobre a questão da prevenção contra doença sexualmente transmissíveis. A entrada é gratuita e os interessados em participar com seus trabalhos devem chegar com meia hora de antecedência. Durante a programação do evento, será divulgado o resultado do 1° Concurso de Literatura Erótica de Suzano, que contou com 120 inscrições de todo o Estado de São Paulo. Vale ressaltar que os 20 melhores textos serão publicados no livro "Amor Lúbrico - Textos para serem lidos na cama". Haverá ainda participação especial do ator Gil Ferreira, do grupo de teatro Contadores de Mentira, do músico Arismar Santos e do escritor Marco Aurélio Pinheiro Maida. Os integrantes da Associação Cultural Literatura no Brasil também se apresentarão no evento.
Criado há pouco mais de três anos pela Secretaria de Cultura de Suzano, o Pavio Erótico está sendo reconhecido em outros municípios do Estado de São Paulo. Prova disso é que o projeto foi destaque na 8ª Mostra de Experiências Exitosas em Bauru, é tema de trabalhos de conclusão de curso da Universidade de Mogi das Cruzes (UMC) e Universidade Paulista (Unip) e foi convidado a ser apresentado na cidade de Guarulhos.
Outras informações pelo telefone 4747-4180.

Livro de contos

Este livro do escritor Sacolinha está em sua 2ª edição e já teve mais de 3 mil exemplares vendidos entre o lançamento da 1ª edição (agosto de 2007) e da 2ª (novembro de 2008). É um livro que está superando as expectativas do autor e do editor.
Se você ainda não teve a oportunidade de ler procure na livraria mais próxima de onde você mora e adquira esta obra, sobretudo esta edição que vem revista e ampliada.

Encontro com o autor


22 março, 2008

Últimas notícias

março/abril – 2008

25/3 – 20h
Trocando Idéias
Atividade da Associação Cultural Literatura no Brasil que tem como objetivo promover o debate à cerca do livro e do autor.
Livro do mês: A volta ao mundo em 80 dias – Júlio Verne
Facilitador: D. Elisabete, escritora
Realização: Associação Cultural Literatura no BrasilLocal: Centro Cultural de Suzano, Rua Benjamin Constant, 682 – Centro – Suzano
Informações: (11) 4747-7059GRATUITO


29/3 – 14h às 17h
Encontro com o autor

No próximo sábado, os escritores Sacolinha, Sergio Vaz e Alessandro Buzo, estarão em tarde de autógrafos no bairro do Itaim Paulista. Compareça.
Local: Loja Suburbano Convicto. Rua Nogueira Viotti, 56 – Itaim Paulista – SP
Informações: (11) 6569-9151
GRATUITO


29/3 – 20h
Pavio Erótico
– Primeiro sarau erótico do ano
Neste dia haverá diversas apresentações voltadas à temática do erotismo. Será divulgado o resultado do 1º Concurso de Literatura Erótica de Suzano, além da distribuição de preservativos, informações sobre DST’s e sorteio de kits eróticos.
Realização: Associação Cultural Literatura no Brasil e Prefeitura de Suzano
Local: Centro Cultural de Suzano, Rua Benjamin Constant, 682 – Centro – Suzano
GRATUITO


01/4
Abertura das inscrições para o 4º Concurso Literário de Suzano
Dessa vez o concurso será aberto á todo o território nacional. Haverá premiação em dinheiro e os 20 melhores textos serão publicados na revista Trajetória Literária nº 4.Para saber mais sobre este concurso, retire o regulamento no site: www.suzano.sp.gov.br/agendacultural ou no blog www.literaturanobrasil.blogspot.com
Realização: Prefeitura de Suzano
Co-realização: Associação Cultural Literatura no Brasil
Patrocínio: PETROBRAS
GRATUITO


01/4 – 20h
Show com Arnaldo Antunes e Lobão

Este show fará parte das comemorações do 59º aniversário da cidade de Suzano.
Local: Avenida Cultural – Suzano – SP
Informações: (11) 4747-4180
GRATUITO


03/4 – 19h
Aula-espetáculo com Ariano Suassuna

Dentro das comemorações do 59º aniversário de Suzano, o dramaturgo, romancista e poeta Ariano Suassuna, uma das figuras mais importantes da Literatura Brasileira, vem até a cidade para a apresentação de uma aula-espetáculo.
Realização: Associação Cultural Literatura no Brasil e Prefeitura de Suzano
Local: Teatro Municipal Dr. Armando de Ré, Rua Gal. Francisco Glicério, 1354 – Centro – Suzano.
GRATUITO
É necessário retirar o ingresso antecipado na Secretaria de Cultura de Suzano.

12/4 – 20h
Pavio da Cultura
Todos os segundos sábados de cada mês, músicos, atores, escritores, poetas, dançarinos e cineastas se reúnem para apresentar seus trabalhos neste sarau. O homenageado dessa vez é o escritor Antônio de Alcântara Machado.
Realização: Associação Cultural Literatura no Brasil e Prefeitura de Suzano
Local: Centro Cultural de Suzano, Rua Benjamin Constant, 682 – Centro – Suzano
Informações: (11) 4747-4180
GRATUITO

20/4 – das 09h às 14h
Campanha de arrecadação de livros

A Associação Cultural Literatura no Brasil lançou recentemente a “Campanha de Incentivo à Bibliotecas Comunitárias”. Essa campanha trabalha com 4 eixos: arrecadação e doação de livros, saraus, palestras e oficinas de criação textual. Durante os meses de abril e maio estaremos passando nos bairros para recolher livros de literatura nas casas.
Realização: Associação Cultural Literatura no Brasil
Local: Bairro Sesc – Suzano
Informações: (11) 4747-7059 / (11) 7615-4394


29/4 – 20h
Trocando Idéias
Atividade da Associação Cultural Literatura no Brasil que tem como objetivo promover o debate à cerca do livro e do autor.Livro do mês: Antologia Literatura no BrasilFacilitadores: Micheli da Silva e Sacolinha
Realização: Associação Cultural Literatura no Brasil
Local: Centro Cultural de Suzano, Rua Benjamin Constant, 682 – Centro – Suzano
Informações: (11) 4747-7059
GRATUITO


Arte na Rua
Todos os sábados, das 10h às 16h as Associações de Artistas Plásticos de Suzano e Literatura no Brasil expõem quadros e livros no calçadão do Centro Cultural de Suzano para aquisições.
Local: Calçada do Centro Cultural de Suzano, Rua Benjamin Constant, 682 – Centro – Suzano
Informações: (11) 4747-4180


________________________________________
Associação Cultural Literatura no Brasil
Fones: (11) 4747-7059 / 7615-4394

19 março, 2008

É agora ou nunca!

Campanha de Incentivo à Bibliotecas Comunitárias

A Associação Cultural Literatura no Brasil lança neste sábado (22/3), em parceria com a Prefeitura de Suzano, a Campanha de Incentivo à Bibliotecas Comunitárias no Município de Suzano. O evento será realizado em frente ao Centro de Educação e Cultura "Francisco Carlos Moriconi" (Rua Benjamin Constant, 682 - Centro), a partir das 10h. De acordo com a associação, a campanha quer promover a circulação de livros nos bairros periféricos da cidade.
Para isso, quatro eixos foram definidos como prioridade: arrecadação e doação de livros, saraus, palestras e oficinas de criação literária. Com o intuito de arrecadar livros, a associação aceitará doações todos os sábados, das 10h às 16h, em frente ao Centro Cultural Moriconi. Outra ação conjunta é a visita de membros da associação nas casas da periferia em busca de acervo literário. Após a arrecadação, esses livros serão doados às Bibliotecas Comunitárias do município.
Os saraus serão promovidos nas bibliotecas com o intuito de divulgar o espaço aos moradores do bairro, além de colocá-los em contato direto com grandes autores. Como terceiro eixo, as palestras terão como base importantes obras literárias, sempre ministradas por um integrante da associação. Outro importante eixo da campanha será a oficina de criação literária. Cada biblioteca terá uma oficina ministrada por dois integrantes da associação, abordando gêneros literários como Contos/Crônicas e Poesias/Poemas. "Este é o melhor e maior projeto de incentivo à leitura que a Associação Cultural Literatura no Brasil promove no município", comenta Francis Gomes, presidente da entidade. Outras informações pelos telefones 4747-7059 (Paulo Pereira) ou 7615-4394 (Francis Gomes).

12 março, 2008

Incentivo a leitura

Dia 22 de março de 2008 a Associação Cultural Literatura no Brasil vai lançar a Campanha de Incentivo à Bibliotecas Comunitárias no município de Suzano.
Aguardem.

10 março, 2008

poesia e rap

Movimento cultural das ruas de São Paulo chega a palco de livraria, faz a festa com novos Djs, Mcs e Poetas

Nos próximos sábados, dias 22 e 29 de março, a partir das 22h, artistas convidados do Projeto Audição Cultural apresentam sua obra e garantem uma festa de poesia, música e RAP em forma de arte e atitude.

Assim como o projeto, a festa que será realizada duas vezes por mês na Livraria da Esquina (Barra Funda), propõe aproximar artistas, público, patrocinadores e ainda acabar com "os mitos criados em torno de movimentos culturais como o hip hop, o rock e a própria MPB", contam as produtoras e arte-educadoras Débora Fidelis e Dêssa Souza.

A atração principal das duas primeiras edições da festa é a banda de jazz rap "Primeira Audição" , que pode ser conhecida pelo http://www.myspace.com/primeiraaudicao

A qualidade da discotecagem será garantida pelos premiados dj Soares e Dj Damente, além dos djs convidados - Dj Dandan (dia 22/3) e Erick Jay (no dia 29/3).

A cantora e compositora Cláudia Luz faz participação especial nas duas noites e entre as bandas convidadas estão a Preto Soul (22/3) e Avec Elegance (29/3).

Outros destaques são os Poetas da Cooperifa (da Zona Sul, dia 22/3) e os Poetas do Coletivo Griots (da Zona Leste). A Cooperifa, comandada por Sergio Vaz, o poeta da Periferia, realiza um sarau todas as quartas-feiras e mobiliza em média 200 pessoas por semana, entre jovens e adultos. As artes plásticas também estarão presentes: O Coletivo Griots (Zona Leste) fará uma exposição de esculturas em metal, sem falar nas estilosas bicicletas do Magrela's Bike Club (Zona Sul) que também enfeitarão a festa e um painel que estará sendo pintado durante o evento pela artista plástica Gabriella Ribeiro do Projeto Cultural Quintal Camaleão (Carapicuíba - SP).

Serviço

Local: Livraria da Esquina

Rua do Bosque, 1254. Barra Funda, São Paulo - Tel (11) 3392-3089

Datas: 22 e 29 de Março

Horário: a partir das 22h. Estilo hip hop / poesia

Entrada: R$ 7,00 até a meia-noite e R$ 10,00 após

Contatos: Dêssa Souza, cel (11) 8408-2482

Débora Fidelis, cel (11) 9961-1898

Will Cavagnolli, cel (11) 8620-3512

06 março, 2008

PARBENS MEU VELHO

Eu não poderia jamais deixar de agradecer a Deus por este dia 19 de março. Neste dia no ano de 1952 nascia uma pessoa da qual eu sou seu eterno fã e amigo. Por ele e através dos seus ensinamentos, sou o que sou, e me orgulho de ser seu filho, por isso neste 19 de março de 2008 eu quero deixar aqui o meu eterna amor e gratidão por tudo que meu pai José Pereira da Silva ( Zé do Santo) tem feito por mim.
Já escrevi muitas coisas para homenageá-lo e mais uma vez quero deixar aqui todo meu amor gratidão e orgulho por seu filho. Nesta poesia deixo minha simples homenagem.
Parabéns meu velho, um forte abraço deste seu filho que te ama com toda força que um coração pode amar.

Meu pai, meu orgulho...


Pai, não sou um poeta, nem sou um artista,
Não saio em TV, nem dou entrevista,
Mas quero passar-te a minha mensagem.
Pai, ela foi extraída do meu coração,
São simples rabiscos, transformei em canção,
Só para prestar-te a minha homenagem.

Pai perdoa se às vezes fui inconseqüente,
São coisas de um jovem de um adolescente
Que pensa que sabe as coisas da vida.
Pai perdoa se nunca falei que te amo,
Mas hoje para o mundo inteiro declamo,
Você é pra mim meu orgulho na vida.

Pai você sempre foi um bom conselheiro,
Além de um grande amigo,
Foi meu companheiro.
Quando eu mais precisei,
Sempre esteve presente
Meu pai você é meu orgulho,
Vai ser para sempre.

Você é lembrança eterna...
Em minha memória,
Num livro chamado de vida,
Você é minha história,
E se um dia eu casar,
E o Senhor me der filhos,
Meu pai contarei para eles
A sua história.
Francis Gomes

GUERREIRAS

Minha musa


Sei que não sou um poeta
Mestre na literatura,
Mas falar sobre as mulheres
Sempre foi minha loucura
Independente da raça
Da cor e da estatura
E se isso for doença
A minha não tem mais cura
Mulheres são diamantes raros
E os homens garimpeiros
Sempre a sua procura

Falei das mulheres altas
Que chama atenção da gente
Também das mulheres baixas
Normalmente muito quente
As mulatas por sua vez
Parecem chamas ardentes
Ainda que alguns digam
Que as loiras são diferentes,
As mulheres são como as flores
Independente das cores
São lindas e atraentes.

Falei das mulheres maduras.
E das que estão na mocidade
Também falei das mais novas
Que estão na flor da idade
Eu também não esqueci
As que estão na puberdade
Todas elas têm virtudes
Todas têm suas qualidades
A idade pouco importa
As mulheres são uma incógnita
Independente da idade

Eu falei das cearenses
Paranaenses e goianas
Falei das Riograndenses
Piauienses e baianas
Também das matogrossenses
Catarinenses e alagoanas
Não esqueci as capixabas,
E nem das paraibanas
Guerreiras e carinhosas
Que lá no sertão são rosas
Nas janelas das choupanas.

Falei das doces mineiras
E das bravas pernambucanas
Das que moram em Tocantins
No Acre e na Amazônia
Falei das brasilienses
Paraenses e sergipanas
Cariocas e maranhenses
Uma tem ginga outra gana.
E daquelas que não falei
Desculpem mas falarei
Quem sabe em outro poema

Porem, a mais rara das orquídeas
Sensual e sedutora,
Com os seus cabelos longos
Sorrindo ela é encantadora.
Um metro e sessenta e cinco
Uma chama devoradora
Quente como uma mulata
Não é ruiva e nem é loira
Mistura de suprimento
Formou este monumento
Minha musa inspiradora.


Francis Gomes

Neste sábado

Pavio da Cultura será no sábado (8/3)
Por: Marcos Cirillo

O Pavio da Cultura está recheado de atividades neste sábado (8/3), a partir das 20h, no Centro de Educação e Cultura "Francisco Carlos Moriconi" (Rua Benjamin Constant, 682 - Centro). Esta edição será especial e marcará o encerramento das atividades da 4ª Semana da Mulher de Suzano. O evento contará com teatro, música, literatura, dança e a exibição de um vídeo. A entrada é gratuita e os interessados em recitar poesias devem chegar com meia hora de antecedência. A homenageada deste mês será a escritora Rachel de Queiroz.

Durante a programação da noite, haverá o lançamento do fanzine "Aliados-zine", editado por Landy Freitas da cidade de Barueri. O material é composto por informações ambientais, dicas de leituras, poesias, letras de rap e muito mais. Durante o evento serão sorteados livros e cds entre os presentes. A Associação Cultural Literatura no Brasil participará da atividade com diversas apresentações. Outras informações pelo telefone 4747-4180.

03 março, 2008

Semana da Mulher!

SARAU DA COOPERIFA - DIA INTERNACIONAL DAS MULHERES

Os Poetas da Cooperifa todas as quartas-feira, há seis anos, homenageam as guerreiras da comunidade, mas sempre no dia Internacional das mulheres nos promovemos o ajoelhaço no sarau.

Como já virou tradição, neste dia o sarau vai transcorrer normalmente (surpresas?)até às 22hs30hs, depois os poetas convidarão os homens presentes a se ajoelharem para pedirem perdão às mulheres por tudo de ruim e covarde que nos já fizemos ao longo da história da comunidade. É pouco, mas é de coração!

Poesia e perdão: uma das noites mais lindas da periferia.

Quem for homem que se apresente,

abs.

Sérgio Vaz
Cooperifa


SARAU DA COOPERIFA - AJOELHAÇO

Dia 5 de março 21hs

Bar do Zé Batidão
Rua Bartolomeu dos Santos, 797
Chácara Santana
Zona Sul - SP
www.colecionadordepedras.blogspot.com

Poesia nos muros

                                                               Inveja A idade adulta me trouxe a dor de cotovelo. As crianças são o meu alvo...