17 fevereiro, 2008

Sto André

Alpharrabio Livraria e Editora
Rua Eduardo Monteiro, 151 - 09041.300 - Santo andré/SP
tel.: 4438.4358 / alpharrabio@alpharrabio.com.br
www.alpharrabio.com.br -
http://blog.alpharrabio.com.br


Em comemoração aos seus 16 anos a Livraria Alpharrabio começa a festa no dia 21 de fevereiro (quinta-feira) de 2008, às 18h30 com a exposição Poetas Portugueses e Brasileiros (16 Poetas + Pessoa + Drummond) desenhos de Constança Lucas.


21 de fevereiro (quinta-feira), às 18h30
POETAS PORTUGUESES E BRASILEIROS
desenhos de Constança Lucas

“Com estes retratos revisitei alguns dos poetas cujos poemas me tocam profundamente. Tenho em mim a descoberta de cada um deles, pelas suas palavras, pelas vivências singulares na construção do meu mundo, pela partilha das contradições, pelos encontros e acordos entre as pequenas e grandes coisas do dia a dia. No entrar em mim mesma e perder-me infinitamente, no saber-me solitária e solidária. Da aproximação, da empatia poética nasceram estes desenhos.” Constança Lucas 2008

Constança Maria Lima de Almeida Lucas, nasceu em Coimbra, Portugal, em 1960.
Vive e trabalha em São Paulo, Brasil. Artista visual, ilustradora e poeta. Licenciada em Artes Plásticas pela FAAP e Mestre em Poéticas Visuais pela ECA – USP. Participa de exposições desde 1982.
http://constancalucas.blogspot.com/ - http://www.constanca.lucas.nom.br/

Serviço:
Poetas Portugueses e Brasileiros (16 Poetas + Pessoa + Drummond) desenhos de Constança Lucas
Abertura às 18h30 do dia 21 de fevereiro (quinta-feira) de 2008.
(desenhos digitais - formato: 18 cm x 14,5 cm impressão a jato de tinta sobre papel fabriano - São Paulo / 2008)

Leitura de poemas com os poetas convidados: Carlos Lotto, Cláudio Feldman, Dalila Teles Veras, Deise Assumpção, Júlio Mendonça, Jurema Barreto de Souza, Milton Andrade, Tarso de Melo, Wagner Calmon e Zhô Bertholini

23 de fevereiro (sábado), às 10h30
POR QUE LER POESIA
Tarso de Melo

“Há uma espécie de temor reverencial geral em relação à poesia, como em relação a tudo o que não compreendemos bem”. A frase do poeta português Manuel António Pina fornece todas as constatações e inquietações necessárias para a conversa que dará início à programação do Alpharrabio em 2008. A partir dela, nosso convidado – o poeta Tarso de Melo – tentará levantar hipóteses para questões que se desdobram infinitamente: há, de fato, um temor reverencial ou a poesia não goza mais de tanto respeito assim e simplesmente não interessa? Se ainda goza, a que se deve? Por que a poesia foi parar entre as coisas “que não compreendemos bem”? Enfim, a conversa promete ser longa e animada. Responder à principal questão – por que ler poesia? – não é algo que interesse apenas a poetas e leitores de poesia, mas a todos que querem enxergar o mundo de modo mais profundo, mais rico, porque – e aqui já vai uma provocação dentro de uma metáfora – a poesia levanta véus que os ventos das outras formas de conhecimento não podem levantar. Mas, então, alguém pode perguntar: “peraí, mas a poesia é uma forma de conhecimento?”

Tarso de Melo é poeta, autor de A lapso (1999), Carbono (2002), Planos de fuga (2005), Lugar algum (2007) e Exames de rotina (a sair). É também advogado, mestre e doutorando em Filosofia do Direito pela USP.



27 de fevereiro (quarta-feira), às 15h
CINECLUBE - França

Paris Adormecida
França, 1923, Rener Clair, 34 min.
“Um sábio louco imobiliza Paris por meio de um raio diabólico, deixando todos os parisienses mergulhados num sono letárgico. Apenas um grupo de jovens, refugiados no alto da Torre Eiffel, escaparam do sinistro plano. Primeiro filme do cineasta mais francês dos franceses - René Clair. Com ironia e poesia, Clair registrou Paris como nenhum outro conseguiu fazer.”

Atenção: O cineclube não é uma sala de cinema, trata-se de reuniões de apreciadores da 7ª arte nas quais nossos convidados são estimulados a ver, debater e refletir sobre o cinema. entrada franca.


8 de março (sábado), às 10h30
CINECLUBE – especial - poesia
O Poeta é um Ente que Lambe as Palavras e se Alucina

Roteiro e direção de Arlindo Fernandez, 55min, 2004

O POETA É UM ENTE QUE LAMBE AS PALAVRAS E SE ALUCINA – vencedor da primeira edição do DocTV. O documentário gravado nas cidades de Corumbá, Campo Grande e Rio de Janeiro, traça a trajetória da vida e obra do poeta Manoel de Barros num exercício compartilhado entre o documentarista e o próprio poeta. Roteiro e direção de Arlindo Fernandez.” (http://www.overmundo.com.br)

Atenção: O cineclube não é uma sala de cinema, trata-se de reuniões de apreciadores da 7ª arte nas quais nossos convidados são estimulados a ver, debater e refletir sobre o cinema. entrada franca


26 de março (quarta-feira), às 15h
CINECLUBE - Grécia

O TEMPERO DA VIDA
Direção e roteiro: Tassos Boulmetis
2003, Grécia

“Fanis (Markos Osse) é um garoto grego que vive em Istambul, na Turquia. Seu avô, Vassilis (Tassos Bandis), é um filósofo culinário que o ensina que tanto a comida quanto a vida precisam de um pouco de sal para ganhar sabor. Ao crescer Fanis (Georges Corraface) se torna um astrofísico, que usa seus dotes de culinária para temperar as vidas das pessoas que o cercam. Ao completar 35 anos ele decide deixar Atenas e retornar a Istambul, para reencontrar seu avô e também seu primeiro amor.”
http://www.adorocinema.com/filmes/tempero-da-vida



29 de março (sábado), às 10h30
IDÉIAS DE ENCONTRO

Idéias de Encontro é um ciclo de discussões filosóficas que existe desde agosto de 2003 e que nos últimos dois anos conta com a parceria da Faculdade Editora Nacional (FAENAC)

Tema: GRAMSCI: A EDUCAÇÃO COMO HEGEMONIA
Convidada: Prof.ª Dr.ª Carmen Sylvia Vidigal Moraes - USP
possui graduação em Psicologia [Licenciatura e Bacharelado] pela Universidade de São Paulo (1973) , mestrado em Educação pela Universidade de São Paulo (1978) , doutorado em Sociologia pela Universidade de São Paulo (1990) , pos-doutorado pela Université Paris 1 (Panthéon-Sorbonne) (2004) , pos-doutorado pela Centre National de la Recherche Scientifique (1994) , pos-doutorado pela Groupe D'études Sur La Division Sociale Et Sexuelle Du Travail (1994) , pos-doutorado pela Genre Et Les Rapports Sociaux (2004) e pos-doutorado pela Laboratoire Travail Et Mobilités (2004) . Atualmente é Professor Associado, ref. MS-5 da Universidade de São Paulo.

ENTRADA FRANCA PARA TODAS AS ATIVIDADES

Sobre choro e nó na garganta

Trecho do livro "Dente-de-leão: a sustentável leveza de ser" - Escritor Sacolinha