24 dezembro, 2008

SENTIMENTO DE DEVER CUMPRIDO

A Associação Cultural literatura no Brasil, encerrou suas atividades no ultimo dia 23/12/2008 e voltara dia 03/02/2009.
Foram muitos projetos realizados, alguns não foram possível, mas o principal objetivo da Associação foi atingido, o publico.
Continuamos com os saraus nas escolas, presente em todos os pavios da cultura em todos os Centros culturais, lançou um vídeo documentário, e realizou o quarto concurso literário de Suzano, abeto para todo pais, em parceria com a prefeitura e secretaria de cultura e patrocínio da PETROBRAS. Tomamos dinheiro do governo federal sem usar armas de fogo, apenas um projeto chamado: ASSOCIAÇÃO CULTURAL LITERATURA NO BRASIL, uma associação que pensa, e faz cultura por todo pais.
De ante de tudo isso, a associação agradece a todos que direto ou indiretamente colaborou com este sucesso.
Agradecemos a Deus o nosso ser supremo, que nos presenteou com o dom de escrever e nos tem ensinado sermos mais humano, tem nos dado força para seguirmos em frente nossa luta por um mundo mais humano e mais culto, onde a estrela maior é o conhecimento que cada um tem dentro de si, um tesouro que ninguém pode roubar.
Nosso agradecimento também a PETROBRAS pelo o apoio e pela confiança depositada na associação e em nossos projetos, a AÇÃO EDUCATIVA, a PREFEITURA DE SUZANO e SECRETARIA DE CULTURAL DE SUZANO, todo nosso público que sem eles não existiríamos, e claro a cada um dos nossos associados e membros da diretoria, todos guerreiros, leões famintos não por carne, mas por produzir literatura.
A todos o nosso muito obrigado de coração.


FELIZ NATAL, E UM ANO DE 2009 CHEIO DE PAZ, SUCESSO, REALIZAÇÃOES. E QUE DEUS VOS ILUMINE CADA INSTANTE DE VOSSAS VIDAS, E A FELICIDADE HABITE EM VOSSOS LARES SEMPRE.

Em 2009 estaremos juntos na mesma luta. emocionado e sendo emocionados, roubando sorrisos e lágrimas do nosso publico


Francis Gomes
Presidente da ASSOCIAÇÃO CULTURAL LITERATURA NO BRASIL.

17 dezembro, 2008

Não perca!

VENHA PARTICIPAR DO LANÇAMENTO DO LIVRO



CADERNOS NEGROS VOLUME 31 - POEMAS AFRO-BRASILEIROS



DIA 18 DE DEZEMBRO DE 2008

ÀS 19H30

LOCAL: FACULDADE DAS AMÉRICAS

R. AUGUSTA, 973 (a três quadras do metrô Consolação)


Autores:

Ademiro Alves (Sacolinha), Claudia Walleska, Cuti

Dirce Pereira do Prado, Edson Robson, Elio Ferreira

Esmeralda Ribeiro, Fausto Antônio, Jamu Minka

Luís Carlos de Oliveira, Márcio Barbosa, Mel Adún

Miriam Alves, Mooslim, Rubens Augusto, Ruimar Batista

Sergio Ballouk, Sidney de Paula Oliveira, Tico de Souza



Performance das atrizes Mafalda Pequenino e Luciana Santos.

Participações especiais: Helton Fesan e Johnson Light.

Preço de lançamento do livro: R$ 20,00




------------------------------
--------------------------------------------------



É isso aí. Em 2008 Cadernos Negros está celebrando três décadas de
existência. Com a ajuda de todos aqueles que apoiam o trabalho, comprando,
lendo, discutindo, recomendando os livros, é que esse feito foi possível.
Mas a expectativa em relação às iniciativas negras é de que elas
cheguem até um certo ponto e parem. Nós optamos por prosseguir, e
queremos continuar contando com você. Em março realizamos um seminário
sobre Cadernos Negros com o apoio da Seppir, assim como a edição de um
livro comemorativo. Agora continuamos nossa série, feita de forma
cooperativa e independente sempre. O 31 nasce desse espírito que norteou
todos os outros livros da série: autofinanciado, batalhado, suado... Nasce
na raça mesmo! E queremos que você venha celebrar esse nascimento
conosco. Providenciamos um local maior, para acomodar a todos, pra ninguém
ficar de fora. Mas chegue no horário.

Venha fazer parte dessa história.

Venha e traga o seu axé!

Obs.: o traje é à vontade, mas se puder, venha com uma roupa afro.

13 dezembro, 2008

Convite

A Prefeitura de Suzano lança nesta terça-feira (16/12), a partir das 20h, a quarta edição da revista Trajetória Literária. O evento será realizado no Centro de Educação e Cultura “Francisco Carlos Moriconi”, Rua Benjamin Constant, 682 – Centro – Suzano – SP, com entrada gratuita para o público. A publicação, que conta com o patrocínio da Petrobras, é resultado do 4° Concurso Literário, promovido pela Associação Cultural Literatura no Brasil em parceria com a Prefeitura de Suzano. Esta quarta edição conta com 56 páginas, entre contos e poesias, com 22 autores de diversos estados como Rio de Janeiro, Minas Gerais, Roraima e São Paulo. As ilustrações contidas na revista são do artista Pedro Silva.

Além do lançamento da quarta edição de “Trajetória Literária”, será exibido o vídeo-documentário “Literatura no Brasil – vol. II”, que retrata todas ações promovidas pela Associação Cultural Literatura no Brasil em 2008. “É uma prestação de contas para a comunidade, para os membros da Associação e para os amantes da Literatura”, comentou o escritor Ademiro Alves, o Sacolinha.

A banda Vício Primavera, de Mogi das Cruzes, se apresentará durante a atividade. O público também será presenteado com uma revista autografada pelos autores.

10 dezembro, 2008

Último Pavio da Cultura


A última edição do Pavio da Cultura deste ano será realizada no sábado (13/12), às 20h, no Centro de Educação e Cultura "Francisco Carlos Moriconi", Rua Benjamin Constant, 682, Centro, Suzano, SP.
Além de contar com as apresentações tradicionais de dança, teatro, música e literatura, o projeto terá algumas participações especiais de poetas e escritores da Associação Cultural Literatura no Brasil, Coletivo Griots do Itaim Paulista, Grupos de Poetas de Mauá e membros da Cooperifa. Além disso, repentistas, rappers e capoeiristas farão parte da atividade.
Esta edição será encerrada com a exibição de um vídeo-documentário sobre Literatura.
A entrada é gratuita. Outras informações pelo telefone (11) 4747-4180 ou (11) 4749-7556.

Próximo evento

Clique para ampliar

06 dezembro, 2008

Livros de presente

Presente para o seu amigo secreto, para a sua família, para o seu patrão ou funcionário e até para ir junto à cesta básica. Compre na livraria mais próxima o livro "85 Letras e um Disparo" do escritor Sacolinha. Acesse agora o blog do autor: www.sacolagraduado.blogspot.com

02 dezembro, 2008

CONVITE ESPECIAL

O escritor, poeta e cordelista Francis Gomes, convida todos para o lançamento do seu novo cordel, O ENCONTRO DE LAMPIÃO COM ZÉ CAPETA, dia 13/12/2008.


Veja trechos do cordel:

...Quem não conhece a fama
Do nordeste brasileiro
Pobre terra castigada
Pela seca o ano inteiro?
Mas rica em homens valentes
De coronéis e tenentes
E do maior cangaceiro.

Do Juazeiro do Norte
De Padre Cícero Romão
E Virgolino Ferreira
O temido Lampião.
Sem por os outros pra baixo
Foi um dos homens mais macho
Que já nasceu no sertão...

...Ele era um homem terrível
Um terrível sem parelha
Sangrava seus inimigos
Como quem sagra uma ovelha
Arrancava olho e dente
Marcava com ferro quente
E decepava a orelha...



Francis Gomes

INFORMATIVO


Convite
Itaú Cultural convida II Seminário Internacional Rumos Jornalismo Cultural


Nicolau Sevcenko, João Moreira Salles, Andrew Leland, Otávio Frias Filho, Antonio Granado, Roberto DaMatta, Eduardo Coutinho e Júlio Villanueva são alguns dos convidados que estarão nas mesas de debate que marcam o encerramento de formação e difusão do programa Rumos Jornalismo Cultural 2007-2008. Entrada franca. Não há necessidade de inscrição antecipada.
Programação em tela ou no http://www.itaucultural.org.br/.

O seminário tem a curadoria de Cassiano Elek Machado e reúne 21 jornalistas, pesquisadores e acadêmicos do Brasil e do exterior para debater com o público presente as práticas, tensões conceituais e modelos atuais de jornalismo cultural.

Confira na programação os temas das mesas.

Lançamento de Publicações No primeiro dia do seminário, 03.12, quarta-feira, após as mesas de debates, ocorre os lançamentos:- da revista :singular – produzida pelos universitários selecionados na Carteira Estudante de Graduação;- da pesquisa Mapeamento do Ensino de Jornalismo Cultural no Brasil em 2008, elaborada pelos docentes contemplados na Carteira Professor de Graduação.

Local

Sala Itaú Cultural (273 lugares) - Av. Paulista, 149 - São Paulo/SPdias 03, 04 e 05 Dezembro (quarta, quinta e sexta-feira). Horário:
Veja programação em tela ou anexo, com perfil dos palestrantes.

Programação

Dia 03 dez quarta (abertura)17h30 O Olhar Cultural com José de Souza Martins, Nicolau Sevcenko. José Castelo (mediador).19h30O Jornalismo de fôlego com Eduardo Coutinho, João Moreira Salles e Otavio Frias Filho. Claudiney Ferreira (mediador).21hcoquetel de lançamento das publicações

Dia 04 dez quinta17h30 Casos Crônicoscom Antonio Prata, Arthur Dapieve, Humberto Werneck. João Gabriel de Lima (mediador) 19h30Palavras Cruzadas com António Granado (Portugal), Fábio Malini e Yoani Sánchez (Cuba). Thiago Dória (mediador)


Dia 05 dez sexta17h30 Problemas de coluna com Contardo Calligaris e Roberto DaMatta. Cassiano Elek Machado (mediador) 19h30Novo novo jornalismo” (encerramento)com Júlio Villanueva (Peru) e Andrew Leland (EUA). João Paulo Cuenca (mediador)

Sobre choro e nó na garganta

Trecho do livro "Dente-de-leão: a sustentável leveza de ser" - Escritor Sacolinha