28 abril, 2008

MINHA PELE ESCURA

Sou homem negro com muito orgulho.
Não serei por vocês limitado.
Não buscarei ser bem comportado.
Como animal selvagem,
não serei domesticado.

Minha pele escura é linda,
no sol até brilha.
A história da Àfrica
por muito ocultada,agora
na escola será contada.
As crianças negra saberão
melhor de seu passado,
de que na Àfrica nunca
fomos escravos.

De que existem heróis de verdade
e são negros.
Saberão que na Àfrica,como num conto
de fadas,não existia guerra ,era uma pacífica terra,
onde havia um rei e uma rainha.
Resistência e consciência,
cultura ancestral,
hora da fuga presente na mente
à noite virá o sinal.

Capitães do mato,fardados ou não
andam por aí entre a gente camuflados.
Se me pegam me algemam,me torturam e me
matam.

Ser negro é buscar a ancestraliedade
e passar adiante.
Não somos um povo sofrido e sim
um povo sequestrado,espalhados
pelo mundo como escravos e
hoje afrodescendentes marginalizados.

As feridas não cicatrizam.
Elas fortalecem a resistência de um povo,
que continua lindo pela história que tem.

Sobre choro e nó na garganta

Trecho do livro "Dente-de-leão: a sustentável leveza de ser" - Escritor Sacolinha