26 agosto, 2013

20 agosto, 2013

II Feira Literária - Encontro Estéticas das Periferias

Neste domingo, 25 de agosto a partir das 13h00, a Associação Cultural Literatura no Brasil participará da II Feira Literária do encontro Estéticas das Periferias, no Centro Cultural da Juventude Ruth Cardoso (CCJ).
Os processos criativos das periferias serão o foco das discussões da 3° edição do Encontro Estéticas das Periferias. A idéia é sistematizar o acúmulo de reflexão gerado nos eventos realizados em 2011 e 2012, para produzir um amplo estudo sobre as práticas culturais das bordas da metrópole, a fim de identificar as propostas estéticas que emergem desta cultura.
A programação desta edição foi organizada a partir de quatro eixos curatoriais: Direito à Cidade; Culturas Negras; Cultura de Paz; e Produção e Difusão da Cultura da Periferia. As atividades acontecerão na semana de 27 de agosto a 1 de setembro de 2013. A programação completa está disponível em esteticasdasperiferias.org.br

O quinto elemento do Hip Hop, o conhecimento, está representado pela literatura da periferia, presente na II Feira Literária do CCJ. A feira será voltada para a difusão de publicações e produtos culturais independentes e da periferia. Durante a II Feira Literária haverá um espaço especialmente dedicado ao encontro com autores presentes. Além das conversas haverá doação e arrecadação de livros. Nos vemos lá.





09 agosto, 2013

06 agosto, 2013

Sarau Afro Mix



Neste sábado, 10 de agosto, têm Sarau Afro Mix na Casa das Rosas.
A atividade organizada pelo coletivo Quilombhoje Literatura contará com palestra, apresentação musical, dança afro e a tradicional roda de poemas.
Estarei participando da parte musical junto com a cantora Liah Jhones e o percussionista Cosme Nascimento. Também haverá a dança afro com o bailarino Edinho Pomb Oriba, além da mini-palestra com Panikinho sobre a campanha “Eu pareço suspeito?”.
A roda de poemas, será aberta a quem quiser se apresentar. Tragam seus textos e venham participar com a gente.

Data: 10/08/2013
Horário: 15h00 as 18h00
Local: Casa das Rosas
Endereço: Avenida Paulista, 37 (próximo ao metrô Paraíso e Sesc Paulista)
Realização: Quilombhoje Literatura.

Suzano – Cultura em movimento





Movidos pela indignação, protestamos. Do protesto, nos organizamos. De nossa organização, se fez o movimento, no movimento fizemos história. Realizamos a 1° Conferência Livre de Cultura da Cidade de Suzano.
A Conferência Livre foi organizada pelo Movimento Cultural de Suzano e contou com a presença expressiva dos artistas suzanenses e, também, com o apoio de militantes, gestores culturais e artistas de outras cidades.
Durante a mesa de abertura, os debatedores Tadeu de Souza (Coordenador da Representação Regional São Paulo da Fundação Nacional de Artes), Edmilson Souza (Secretário de Cultura do município de Guarulhos e Secretário Nacional de Cultura do Partido dos Trabalhadores), Luciano Jurcovichi Costa (Coord. De Relações Internacionais do Prefeito Municipal de Osasco), e Osvaldo de Oliveira Neto (Secretário de Cultura de São Bernardo do Campo), discorreram sobre o importante momento vivenciado no Brasil, no qual Governo Federal, Estados e Municípios discutem a implantação do Sistema Nacional de Cultura, ou seja, a sociedade brasileira está discutindo a universalização dos direitos culturais, o que é um avanço para um país onde o acesso aos bens e produtos culturais (materiais e imateriais) ainda é restrito às classes sociais mais abastadas.
O comprometimento dos participantes da Conferência Livre se evidenciou, na presença, permanência, participação, maturidade do debate e, principalmente, na qualidade das propostas apresentadas. Propostas essas que serão levadas à Conferência Intermunicipal de Cultura que ocorrerá no dia 11 de agosto, na cidade de Mogi das Cruzes; momento em que buscaremos garantir a representatividade do município de Suzano na Conferência Nacional de Cultura. As propostas aprovadas pela plenária, também serão encaminhadas ao Conselho Municipal de Cultura, por meio do qual, cobraremos a publicação, publicização e o acompanhamento das propostas referendadas na Conferência Livre.
Durante o desenvolvimento dos trabalhos, para além das divergências políticas, estéticas e conceituais, inerentes aos processos democráticos, prevaleceu o desejo de cidadãos que anseiam pela construção e consolidação da cultura enquanto política pública, portanto, universal, contínua, participativa, diversificada, plural e acessível. O maior ganho desse processo, inacabado, foi à possibilidade de nos aproximarmos, de nos reconhecermos e identificarmos os pontos convergentes que nos fortalecerão nesse processo sociopolítico.
Paralelamente às questões referentes às próximas etapas da Conferência de Cultura, o Movimento Cultural de Suzano continuará debatendo outras pautas de extrema relevância para a cidade, como por exemplo, a reativação imediata do Conselho Municipal de Cultura e a construção participativa do Plano Municipal de Cultura.  Os processos acima citados, são fundamentais para o fortalecimento das instâncias de participação popular, e indispensáveis, para que Suzano possa aderir ao Sistema Nacional de Cultura.
O movimento segue em movimento...


Débora Garcia

Poetisa membro da Associação Cultural Literatura no Brasil.
Membro do Movimento Cultural de Suzano.


Sessão de autógrafos

Escritor Sacolinha lança livro na Bienal de SP na próxima quarta-feira   “A Alanda ainda está de pijama” novo livro infantil do escritor s...