06 agosto, 2013

Suzano – Cultura em movimento





Movidos pela indignação, protestamos. Do protesto, nos organizamos. De nossa organização, se fez o movimento, no movimento fizemos história. Realizamos a 1° Conferência Livre de Cultura da Cidade de Suzano.
A Conferência Livre foi organizada pelo Movimento Cultural de Suzano e contou com a presença expressiva dos artistas suzanenses e, também, com o apoio de militantes, gestores culturais e artistas de outras cidades.
Durante a mesa de abertura, os debatedores Tadeu de Souza (Coordenador da Representação Regional São Paulo da Fundação Nacional de Artes), Edmilson Souza (Secretário de Cultura do município de Guarulhos e Secretário Nacional de Cultura do Partido dos Trabalhadores), Luciano Jurcovichi Costa (Coord. De Relações Internacionais do Prefeito Municipal de Osasco), e Osvaldo de Oliveira Neto (Secretário de Cultura de São Bernardo do Campo), discorreram sobre o importante momento vivenciado no Brasil, no qual Governo Federal, Estados e Municípios discutem a implantação do Sistema Nacional de Cultura, ou seja, a sociedade brasileira está discutindo a universalização dos direitos culturais, o que é um avanço para um país onde o acesso aos bens e produtos culturais (materiais e imateriais) ainda é restrito às classes sociais mais abastadas.
O comprometimento dos participantes da Conferência Livre se evidenciou, na presença, permanência, participação, maturidade do debate e, principalmente, na qualidade das propostas apresentadas. Propostas essas que serão levadas à Conferência Intermunicipal de Cultura que ocorrerá no dia 11 de agosto, na cidade de Mogi das Cruzes; momento em que buscaremos garantir a representatividade do município de Suzano na Conferência Nacional de Cultura. As propostas aprovadas pela plenária, também serão encaminhadas ao Conselho Municipal de Cultura, por meio do qual, cobraremos a publicação, publicização e o acompanhamento das propostas referendadas na Conferência Livre.
Durante o desenvolvimento dos trabalhos, para além das divergências políticas, estéticas e conceituais, inerentes aos processos democráticos, prevaleceu o desejo de cidadãos que anseiam pela construção e consolidação da cultura enquanto política pública, portanto, universal, contínua, participativa, diversificada, plural e acessível. O maior ganho desse processo, inacabado, foi à possibilidade de nos aproximarmos, de nos reconhecermos e identificarmos os pontos convergentes que nos fortalecerão nesse processo sociopolítico.
Paralelamente às questões referentes às próximas etapas da Conferência de Cultura, o Movimento Cultural de Suzano continuará debatendo outras pautas de extrema relevância para a cidade, como por exemplo, a reativação imediata do Conselho Municipal de Cultura e a construção participativa do Plano Municipal de Cultura.  Os processos acima citados, são fundamentais para o fortalecimento das instâncias de participação popular, e indispensáveis, para que Suzano possa aderir ao Sistema Nacional de Cultura.
O movimento segue em movimento...


Débora Garcia

Poetisa membro da Associação Cultural Literatura no Brasil.
Membro do Movimento Cultural de Suzano.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poesia nos muros

  Intervenção Literatura e Paisagismo - Revitalizando a Quebrada. Suzano - SP. Texto: Escritor Sacolinha Arte: Vander Che #literaturaepaisag...