15 julho, 2015

SARAU LITERATURA NOSSA JULHO DE 2015

Sarau LiteraturaNossa acontece nesta sexta (17/7) com hip hop, folclore e poesia

Projeto da Associação Cultural Literatura no Brasil contará com sessão de autógrafos do livro “Nelson Triunfo – Do Sertão ao Hip- Hop”, de Gilberto Yoshinaga, pocket show com o músico Déo Miranda e lançamento dos postais poéticos dos escritores Raquel Pereira e Di Catarino

         A edição de julho do Sarau LiteraturaNossa, projeto da Associação Cultural Literatura no Brasil (ACLB) subsidiado pelo Programa de Ação Cultural (ProAC) será realizada nesta sexta-feira (17 de julho), às 19 horas. Entre as atrações, estão a sessão de autógrafos do livro do jornalista Gilberto Yoshinaga, um pocket show com o músico Déo Miranda e o lançamento dos postais poéticos dos escritores Raquel Pereira e Di Catarino.

A atividade será realizada na Comunidade Kolping (Rua Cumbica, 630, Jardim Revista, em  Suzano – Próximo ao Bazar e à Escola Estadual Oswaldo de Oliveira Lima) sorteios de livros e camisetas para o público presente. A entrada é aberta ao público em geral. Outras informações podem ser obtidas pelo telefone (11) 96680-4065, pelo site www.literaturanobrasil.blogspot.com/ ou pela página no Facebook Sarau LiteraturaNossa.

Durante a apresentação do Sarau também haverá uma intervenção poética do Projeto Lamb Lamb, de Mogi das Cruzes, que conduzirá um varal de poesias.

De acordo com a coordenadora do Sarau LiteraturaNossa, Landy Freitas, o projeto se consolidou como uma importante iniciativa de fomento à arte e incentivo à leitura, além de contribuir com a divulgação dos autores independentes e dar novos contornos à periferia:

“O Sarau LiteraturaNossa se tornou um movimento importante para a expressão cultural de poetas, músicos e escritores da periferia. A terceira sexta-feira do mês, quando acontece o projeto, passou a ser ponto de encontro de artistas e fazedores de cultura que mensalmente se reúnem para mostrar que a periferia também produz cultura”, diz.

LANÇAMENTO

“Nelson Triunfo – Do Sertão ao Hip- Hop” (editora Shuriken, 368 págs.), que terá sessão de autógrafo durante o Sarau, é o primeiro livro do jornalista mogiano, escritor, produtor cultural e sócio-proprietário do selo/editors Shuriken Produções, Gilberto Yoshinaga. A obra conta a trajetória do pernambucano considerado um dos ícones da soul music e um dos pais da cultura hip-hop no Brasil que, aos 16 anos de idade deixou a pequena cidade de Triunfo, no sertão de Pernambuco, para conquistar os palcos do País e do mundo.

Com prefácio escrito pelo ator Sergio Mamberti e texto de orelha do jornalista Oswaldo Faustino, o livro é fruto de cinco anos de pesquisas e andanças por Pernambuco, Bahia, Distrito Federal, Rio de Janeiro e São Paulo, lugares onde Nelson Gonçalves Campos Filho residiu desde 1970, quando deixou sua cidade natal.

POCKET SHOW

Cantor e compositor sergipano, Déo Miranda encontrou nas raízes populares sua maior inspiração e matéria prima para a construção da sua personalidade musical. É um pesquisador dos ritmos vindos dos folguedos brasileiros, principalmente do folclore nordestino.

Em seu trabalho, sintetiza todos esses ritmos com uma sonoridade original e diferenciada, que se completa com a poética de seus textos, ricos em expressões incomuns do vasto vocabulário brasileiro e suas diferentes regiões, caracterizadas por tradições, crenças e saberes distintos.

Atualmente, se apresenta em diversas casas de shows de Mogi das Cruzes, onde fixou residência, e cidades vizinhas. Em 2010, foi um dos destaques do palco principal da Virada Cultural Paulista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre choro e nó na garganta

Trecho do livro "Dente-de-leão: a sustentável leveza de ser" - Escritor Sacolinha