21 novembro, 2013

Nesta sexta!

Sarau LiteraturaNossa é premiado!

Realizado pela Associação Cultural Literatura no Brasil uma vez ao mês no Jd. Revista, em Suzano, o Sarau LiteraturaNossa acaba de ser selecionado no edital do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Estado da Cultura.

A Associação Cultural Literatura no Brasil realiza nesta sexta-feira (22), no Jardim Revista, a partir das 19h30, mais uma edição do Sarau LiteraturaNossa.
Os membros da entidade prometem uma grande festa para comemorar a seleção do sarau no edital do Programa de Ação Cultural (ProAC) da Secretaria de Estado da Cultura, onde a associação receberá uma verba para estruturar as atividades do sarau.
“Com esse prêmio iremos ampliar o projeto, visitando cada vez mais escolas e trazendo ao sarau grupos e coletivos de cultura popular, além de produzir o Vídeo Literatura III, com 24 escritores e poetas.” Afirma o fundador da entidade, Ademiro Alves, o escritor Sacolinha.
A presidente da associação, Débora Garcia, diz que este prêmio é um reconhecimento do trabalho realizado “Nossos projetos são realizados, geralmente, em lugares onde o poder público municipal não chega com os projetos culturais. Prova disso é esta seleção, onde fomos premiados com uma verba pública para que possamos dar continuidade às nossas atividades”. Declara animada.
O Sarau LiteraturaNossa é realizado toda 3ª sexta-feira do mês. Desta vez, por conta do feriado da Proclamação da República, a edição de novembro será realizada na 4ª sexta-feira do mês. O local fica Rua Itapeva, nº 30, Jd. Revista, e contará com a presença dos moradores do bairro e de pessoas de fora da cidade, com apresentações de poesia, música, cinema, teatro e dança.
Nesta edição haverá ainda o lançamento dos livros “Bentevi Itaim”, de Akira Yamazaki e de “Cardume” de Carlos Moreira. O poeta Akira fará uma apresentação lítero-musical com poemas do seu livro.
Os rappers Vinão alôbrasil, NP Vocal e Dj Fire promoverão um pocket show ao final do sarau.

Interessados em se apresentar no sarau devem chegar com 30 minutos de antecedência. Mais informações no número 98950-9446, com Débora Garcia.

20 novembro, 2013

Sarau LiteraturaNossa - Novembro



Realizado pela Associação Cultural Literatura no Brasil, o Sarau LiteraturaNossa acontece toda terceira sexta feira do mês no bairro Jardim Revista, periferia de Suzano.
A literatura é a principal característica do sarau organizado por escritores de todos os gêneros, e dialoga com as diversas manifestações culturais como Rap, dança, teatro, cinema, artes plásticas, dentre outras.
Nesta edição faremos o lançamento das obras de dois grandes poetas, Akira Yamasaky e Carlos Moreira.
Akira Yamasaky é morador do Itaim Paulista e sua história de vida é voltada às artes. Foi um dos fundadores do Movimento Popular de Arte (MPA) que agitou São Miguel Paulista. Atualmente coordena a Casa Amarela, espaço cultural em São Miguel Paulista, que abre suas portas para debates, saraus, e para a celebração da cultura. Lança seu primeiro livro Bentevi, Itain, obra que traz a visão de mundo de um poeta experiente que saúda a vida e seu local de moradia. O livro é acompanhado de um CD lítero-musical no qual músicos e poetas amigos de Akira interpretam poemas que compõe seu livro. No Sarau LiteraturaNossa, Akira mostrará esse trabalho, acompanhado pelo músico Eder Lima e pela cantora Ligia Regina. Além de cantora, Ligia Regina também é artista plástica, e irá expor alguns de seus trabalhos ligados à questão racial.
Carlos Moreira é um escritor experiente, autor de diversos livros, lança o seu mais recente trabalho, Cardume, onde apresenta uma poesia ágil, fluente, em movimento, tal qual um Cardume.
Na parte musical, receberemos o MC Vinão alobrasil, diretamente do fundão do Ipiranga, zona sul de São Paulo. Vinão alobrasil é um musico experiente, em seus dez anos de carreira, lançou dois CDs e atualmente está em fase de produção do terceiro trabalho Vida. O trabalho é realizado em parceria com o DJ Fire e o cantor Felipe NP Vocal. Além de participar do pockt do Vinão alobrasil, o DJ Fire, fará um set especial com o melhor da música negra, em homenagem ao mês da consciência negra.
O Sarau LiteraturaNossa, será muito especial não somente pelos convidados, mas porque faremos uma grande comemoração pelo ano intenso de trabalho, conquistas e pela aprovação no PROAC/SARAUS.
Não perca essa festa linda, que será a última deste ano. Entraremos em recesso a partir desta data, para recarregar as energias e começar 2014 com tudo. Voltaremos com todas as nossas atividades em janeiro.
Nos vemos lá!
A atividade é gratuita. Os interessados em se apresentar devem chegar com 30 minutos de antecedência.
Maiores informações com Débora Garcia 9 8950-9446/ Sidnei Leal 9 8153-1978

Quando? 22/11/2013 (sexta-feira) as 19h30

Local: Padaria Cantinho da Irmã


Endereço: Rua Itapeva, 30 – Jardim Revista/Suzano.


 

Akira Yamasaky - Bentevi, Itaim



                                               Éder Lima, Ligia Regina e Akira Yamasaky



Claudio Moreira - Cardume

Vinão alobrasil, NP Vocal e DJ Fire


18 novembro, 2013

Sarau LiteraturaNossa Edição Mês de Novembro



Mais uma edição do nosso sarau 'LiteraturaNossa', será realizado dia 22/11 a partir das 19:30. Na padaria 'Cantinho da Irmã' (famosa padaria do revista), Rua Itapeva, 30 - Jardim Revista.

Nesta edição termos:

- Lançamentos dos livros:

CARDUME - Carlos Moreira
BENTEVI, ITAIM - Akira Yamasaki + apresentação Poético Musical com Éder Lima e Ligia Regina

- Pocket Show:

VINÃO Alobrasil, NP Vocal & DJ Fire.

Imperdível!!

Traga seus amigos e familiares, vamos prestigiar mais esta festa literária.

Maiores informações com Sidney Leal - TIM 98153-1978 / OI 96721-1065


09 novembro, 2013

Viagem Literária



Cidades do interior receberão palestras do escritor Sacolinha

O Viagem Literária, projeto da Secretaria de Estado da Cultura em parceria com a SP Leituras, promove encontros com diversos autores brasileiros em 70 municípios do interior paulista. Entre os convidados desse ano está o escritor Sacolinha, de Suzano.

A programação do projeto Viagem Literária do mês de novembro conta com 28 escritores de literatura adulta e infantojuvenil que viajarão para 70 municípios paulistas. Entre esses autores está o escritor suzanense, Ademiro Alves, o Sacolinha, que percorrerá cinco cidades num período de três dias. Durante os dias 11, 12 e 13 de novembro, o autor passará pelos municípios de Piedade, Rancharia, Bastos, Palmital e Cerqueira César.
Esta já é a segunda vez que Sacolinha é convidado para participar do projeto. A primeira, ocorrida em 2011, o autor suzanense percorreu as cidades de Monteiro Lobato, São Bento do Sapucaí, Guaratinguetá, Águas de Lindóia e Mococa. Nestas cidades o autor ministrou oficinas de criação literária, onde forneceu elementos que estimularam o processo criativo dos participantes, tal como o domínio de ferramentas básicas que puderam permitir a execução de pequenas histórias, individuais e coletivas.
Para Sacolinha o Viagem Literária é um dos únicos projetos literários completos existentes no estado de São Paulo. “É um projeto que contempla a todos. Valoriza o escritor, coloca os leitores de frente para seus escritores preferidos e promove o espaço da biblioteca. Geralmente os projetos literários só contemplam uma categoria, e na maioria das vezes é o leitor ou a biblioteca, o escritor raramente é lembrado”. Desabafa Sacolinha.
Todas as palestras serão ministradas nas bibliotecas públicas destes municípios. Em duas horas de atividade Sacolinha pretende abordar sua trajetória literária, seus livros, seu processo de criação e ainda falar dos projetos literários que ele desenvolve em várias partes do Brasil. Cerca de 40 minutos da palestra serão dedicados às perguntas da plateia.
Estima-se que em cada cidade o autor falará para um público aproximado de 200 pessoas. Todas elas já leram algum livro do escritor Sacolinha.

Sobre o autor
Sacolinha (Ademiro Alves de Sousa) tem 30 anos, nasceu na cidade de São Paulo e é formado em Letras. É escritor, autor de romances e livros de contos (Graduado em marginalidade, 85 letras e um disparo, Estação terminal, Peripécias de minha infância, Manteiga de cacau e Como a água do rio). Em 2013 completa onze anos de carreira literária. Em sua trajetória já esteve em programas de televisão como Jô (TV Globo), Provocações, Metrópolis e Manos e Minas (TV Cultura). Desenvolveu em Suzano centenas de projetos de incentivo à leitura e de divulgação dos novos escritores, com destaque para o 1º Salão Internacional do Livro de Suzano. Trouxe para a cidade escritores como Ariano Suassuna, Marcelo Rubens Paiva, Ignácio de Loyola Brandão, Moacyr Scliar, Paulo Lins, Antônio Skármeta, Fernando Gabeira, entre outros. Ganhou vários prêmios por seus livros e seus projetos. Nos últimos anos tem viajado pelo país fazendo palestras e ministrando oficinas, principalmente em lugares vulneráveis e não muito comuns para eventos literários, tal como cadeias, penitenciárias federais, favelas, morros e associações de moradores. Recentemente prestou serviços para a UNESCO e para o Ministério da Justiça no projeto “Uma janela para o mundo – Leitura nas Prisões” nas Penitenciárias de Segurança Máxima. Desenvolve ainda uma palestra por semana nas escolas públicas do estado de São Paulo. Em 2013 a editora carioca Aeroplano, lançou o livro "Como a água do rio" biografia e trajetória do escritor Sacolinha.

05 novembro, 2013

Poetisa Débora Garcia circula com agenda especial em comemoração ao Novembro Negro.


No mês da consciência negra, a poetisa, cantora e articuladora cultural Débora Garcia irá circular com a sua arte, fomentando, através de poesias, músicas e palestras, a discussão acerca de temáticas referentes à questão racial.
Sua agenda está cheia e variada, com atividades na cidade de São Paulo e em Suzano onde a sua atuação cultural é marcada pelo trabalho desenvolvido na Associação Cultural Literatura no Brasil, da qual é presidente. Sobre a agenda, Débora Garcia pontua que “Os meses de maio e novembro são atípicos para os artistas, produtores e demais agentes negros e/ou ligados à questão racial. A procura por nosso trabalho é muito grande, por isso o desafio é o de sensibilizar a sociedade de modo geral, a discutir a questão racial e a consumir a produção cultural negra continuamente, não somente nas datas de mobilização nacional”.
O trabalho de Débora Garcia é bastante versátil e traz como carro chefe a apresentação literomusical Poesia Cantada & Música Declamada, na qual seus textos são cantados ou declamados sob os ritmos da música tradicional brasileira e africana.
O repertório de Poesia Cantada & Música Declamada traz o peso de uma mulher de personalidade forte que utiliza o verbo, recitado ou cantado, para incomodar e encantar. Sua escrita fala de negritude, e traz à tona, a crítica em relação aos problemas sociais vivenciados, principalmente, em Itaquera, onde nasceu, cresceu e vive.
“Falar sobre problemas sociais e sobre o negro não é um clichê e sim, uma necessidade, é a expressão do que vivo. Em casa, meus pais sempre discutiram comigo e meus irmãos sobre racismo e preconceito, sobre o que não poderíamos tolerar. Quando fui para a UNESP cursar serviço social, fiz parte de um grupo de extensão chamado NUPE – Núcleo Negro da UNESP para Pesquisa e Extensão e lá pude consolidar a minha formação nesse sentido. Já atuei diretamente no movimento negro, e hoje, milito através da minha arte. Não acredito na arte banal, acredito no poder transformador da cultura e do conhecimento, por isso canto e escrevo para transformar e somar”.
Para conferir o trabalho de Débora Garcia é só se ligar na agenda e escolher o melhor dia e horário, todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
Maiores informações podem ser obtidas através dos contatos:
Email: deboragarcia.info@yahoo.com.br
Facebook: Débora Garcia
Blog: deboragarcia.blogspot.com
Telefones: (11) 9 8950-9446       (11) 9 85984495



Assessoria comunicação: Vinão alobrasil

Sessão de autógrafos

Escritor Sacolinha lança livro na Bienal de SP na próxima quarta-feira   “A Alanda ainda está de pijama” novo livro infantil do escritor s...