05 novembro, 2013

Poetisa Débora Garcia circula com agenda especial em comemoração ao Novembro Negro.


No mês da consciência negra, a poetisa, cantora e articuladora cultural Débora Garcia irá circular com a sua arte, fomentando, através de poesias, músicas e palestras, a discussão acerca de temáticas referentes à questão racial.
Sua agenda está cheia e variada, com atividades na cidade de São Paulo e em Suzano onde a sua atuação cultural é marcada pelo trabalho desenvolvido na Associação Cultural Literatura no Brasil, da qual é presidente. Sobre a agenda, Débora Garcia pontua que “Os meses de maio e novembro são atípicos para os artistas, produtores e demais agentes negros e/ou ligados à questão racial. A procura por nosso trabalho é muito grande, por isso o desafio é o de sensibilizar a sociedade de modo geral, a discutir a questão racial e a consumir a produção cultural negra continuamente, não somente nas datas de mobilização nacional”.
O trabalho de Débora Garcia é bastante versátil e traz como carro chefe a apresentação literomusical Poesia Cantada & Música Declamada, na qual seus textos são cantados ou declamados sob os ritmos da música tradicional brasileira e africana.
O repertório de Poesia Cantada & Música Declamada traz o peso de uma mulher de personalidade forte que utiliza o verbo, recitado ou cantado, para incomodar e encantar. Sua escrita fala de negritude, e traz à tona, a crítica em relação aos problemas sociais vivenciados, principalmente, em Itaquera, onde nasceu, cresceu e vive.
“Falar sobre problemas sociais e sobre o negro não é um clichê e sim, uma necessidade, é a expressão do que vivo. Em casa, meus pais sempre discutiram comigo e meus irmãos sobre racismo e preconceito, sobre o que não poderíamos tolerar. Quando fui para a UNESP cursar serviço social, fiz parte de um grupo de extensão chamado NUPE – Núcleo Negro da UNESP para Pesquisa e Extensão e lá pude consolidar a minha formação nesse sentido. Já atuei diretamente no movimento negro, e hoje, milito através da minha arte. Não acredito na arte banal, acredito no poder transformador da cultura e do conhecimento, por isso canto e escrevo para transformar e somar”.
Para conferir o trabalho de Débora Garcia é só se ligar na agenda e escolher o melhor dia e horário, todas as atividades são gratuitas e abertas ao público.
Maiores informações podem ser obtidas através dos contatos:
Email: deboragarcia.info@yahoo.com.br
Facebook: Débora Garcia
Blog: deboragarcia.blogspot.com
Telefones: (11) 9 8950-9446       (11) 9 85984495



Assessoria comunicação: Vinão alobrasil

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poesia nos muros

  Intervenção Literatura e Paisagismo - Revitalizando a Quebrada. Suzano - SP. Texto: Escritor Sacolinha Arte: Vander Che #literaturaepaisag...