27 outubro, 2014

Sarau 'LiteraturaNossa' em parceria com a CPTM

A Associação Cultural Literatura no Brasil em parceria com a CPTM, dia 30 de Outubro realizará uma edição especial do sarau 'LiteraturaNossa'.


Quando: Dia 30/10, quinta-feira.

Onde: Nos reuniremos ás 13:30hs na estação de trem de Suzano.
           Estação Palmeiras Barra Funda do trem, inicio ás 15:00hs.




Todos convidados, pode vir que é tudo nosso!



24 outubro, 2014

Carolina, a arquiterura da sobrevivência e do revide

Poetisa Débora Garcia, membro da Associação Cultural Literatura no Brasil, é convidada pela Biblioteca Mário de Andrade, a compor a programação em homenagem ao Centenário de Carolina Maria de Jesus e Abdias do Nascimento.
 
 
No mês de outubro teve início à Programação Especial da Biblioteca Mário de Andrade para celebrar os centenários da escritora Carolina Maria de Jesus e do escritor Abdias do Nascimento. Ao longo do mês houve momentos ricos de reflexão sobre a vida e a obra de Carolina, e no mês de novembro, será o momento de homenagearmos Abdias.

Neste sábado, dia 25 de outubro a partir das 16 horas, Débora Garcia participará da última atividade que compõe o ciclo de celebração.  A atividade denominada Carolina de Jesus, a arquitetura da sobrevivência e do revide será realizada na Comunidade Mauá, um importante espaço de resistência e luta pela moradia; espaço simbólico, significativo para discutir Carolina que viveu na pele a questão da moradia quando morou na favela do Canindé. Também participarão desse momento Fernanda Sousa e Rafaella Fernandez, pesquisadoras da obra de Carolina. Débora Garcia irá explanar sobre os Gritos e Sussurros de Carolina; a partir da encenação da esquete Carolina – A joia da favela, de sua autoria em parceria com Luciano Gomes - e da exibição do curta metragem Vidas de Carolina, de Jéssica Queiroz. O debate será conduzido pelo pesquisador Allan da Rosa.

A atividade é gratuita e aberta ao público. Conto com sua presença! E agende-se, novembro tem mais!!!

 Atividade – Centenários Carolina Maria de Jesus e Abdias do Nascimento

Carolina de Jesus, a arquitetura da sobrevivência e do revide

Data: 25/10/2014              Horário: a partir das 16h

Local: Comunidade Mauá

Endereço: Rua Mauá, 342 – Luz/São Paulo

Curadoria: Ruivo Lopes e Allan da Rosa

 
 
 
 Carolina Maria de Jesus

Débora Garcia interpretando Carolina Maria de Jesus
 
 
 

16 outubro, 2014


Escritora suzanense lança “Sempre Juntos” no Sarau LiteraturaNossa

Projeto da Associação Cultural Literatura no Brasil será realizado nesta sexta-feira (17 de outubro), às 19h30, na Comunidade Kolping (Rua Cumbica, 630 Jardim Revista, em Suzano, próximo ao Bazar e à Escola Oswaldo de Oliveira Lima), com sorteio de livros e camisetas

Maria Lúcia Almeida adquiriu o gosto pela leitura e escrita ainda na infância, mas foi somente em 2010, ao participar da oficina de Cinema oferecida pelo Centro Cultural Palmeiras é que teve a iniciativa de escrever um livro. Para isso, ela contou com o reforço da Associação Cultural Literatura no Brasil e o resultado poderá ser conferido nesta sexta-feira (17 de outubro), com o lançamento de “Sempre Juntos” durante o Sarau LiteraturaNossa.

O projeto desenvolvido pela Associação Cultural Literatura no Brasil será realizado às 19h30 na Comunidade Kolping (Rua Cumbica, 630 Jardim Revista, em Suzano, próximo ao Bazar e à Escola Oswaldo de Oliveira Lima). Haverá sorteios de camisetas do sarau e de livros da escritora Carolina Maria de Jesus, além de obras de autores contemporâneos.

Um dos ícones da literatura periférica pela autoria do livro “Quarto de Despejo – Diário de uma favelada”, Carolina Maria de Jesus é homenageada este ano pelo Sarau LiteraturaNossa em função de seu centenário.

“Sempre Juntos” é o primeiro título de Maria Lúcia, moradora de Suzano. Na obra, ela fala sobre a infinita e complexa temática do amor ao abordar as fraquezas, decepções e desilusões pelas quais passam os indivíduos. Para escrever o livro, Maria Lúcia também buscou algumas referências bíblicas.

Ela conta que a obra foi escrita em 2010, mas somente agora, devido ao respaldo que encontrou na Associação Cultural Literatura no Brasil, teve a oportunidade de publicar:

“Foram nas aulas da oficina de Cinema, em que precisei escrever um roteiro, é que vi a necessidade de procurar a Associação para aperfeiçoar minha escrita e aprender mais. Cheguei a participar do projeto Comunidade do Conto, que em muito me ajudou a aprimorar minha técnica literária”, diz.

Landy Freitas, coordenadora do Sarau LiteraturaNossa, ressalta que histórias como a de Maria Lúcia confirmam o potencial das iniciativas culturais desenvolvidas pela Associação Cultural Literatura no Brasil:

“Relatos como esse nos trazem a certeza de que estamos cumprindo nossos objetivos de incentivar o gosto pela leitura, contribuir com o desenvolvimento da escrita e, sobretudo, aproximar a população da literatura, seja conhecendo autores e obras de referência nacional ou interagindo com os escritores regionais”, avalia.

Gisleine Zarbietti
Assessoria de Imprensa




13 outubro, 2014

Tá chegando sexta-feira, e mais uma edição especial do nosso sarau 'LiteraturaNossa'!!

Tá chegando sexta-feira, e mais uma edição especial do nosso sarau 'LiteraturaNossa'!!
Dia 17/10 na sexta-feira acontece mais uma edição do nosso sarau, com o sorteio de muitos livros e camisetas.


Lançamento do livro da escritora Maria Lúcia







Sarau 'LiteraturaNossa' cultura se faz assim!!





10 outubro, 2014

Trocando ideias com Carolina

Sábado, 11 de outubro, a Associação Cultural Literatura no Brasil realizará mais uma edição do Projeto Trocando Ideias, que tem por objetivo promover a leitura de livros
de autores de língua portuguesa, bem como, debater a vida e a obra dos autores escolhidos.
Os encontros acontecem bimestralmente, onde discutimos um livro previamente definido e lido por todos os presentes. Também definimos um mediador para conduzir o estudo e também trazer contribuições sobre o autor e a obra.
Nesta edição, trocaremos ideias sobre o livro Quarto de Despejo da escritora Carolina Maria de Jesus e a mediação será feita pela poetisa Débora Garcia, que atualmente desenvolve projetos que divulgam a vida e obra da escritora.
O próximo encontro será no dia 06/12, onde faremos o estudo do livro Para Brisa, do poeta Ni Brisant. Agende-se! Contamos com sua presença!
 
Quando? 11/10              Horário: 10h30
Onde? Espaço Troupe Parabolandos
Endereço: Avenida Antonio Marques Figueira, 591 – Centro/Suzano
Gratuito!
 
Quarto de despejo                                                                                                   Carolina Maria de Jesus

Poetisa Débora Garcia interpretando a escritora Carolina Maria de Jesus no curta metragem Vidas e Carolina
 
 

07 outubro, 2014

Palestras no interior

VIAGEM LITERÁRIA

Cidades do interior receberão escritor Sacolinha pelo 3o ano

Neves Paulista, Mirassol, Gastão Vidigal, Monte Aprazível e Bady Bassitt são os municípios contemplados com palestras do escritor suzanense Ademiro Alves, o Sacolinha

O escritor suzanense Ademiro Alves, o Sacolinha, foi convidado por mais este ano para participar do Viagem Literária, projeto pelo qual irá percorrer cinco cidades do interior de São Paulo num período de três dias. O autor passará pelos municípios de Neves Paulista, Mirassol, Gastão Vidigal, Monte Aprazível e Bady Bassitt para ministrar oficinas e participar de bate-papos durante os dias 8, 9 e 10 de outubro. Estima-se que em cada cidade o autor falará para um público aproximado de 150 pessoas. Todas elas já leram algum livro de Sacolinha.

As atividades serão realizadas em bibliotecas públicas dos municípios citados. Em duas horas de encontro, Sacolinha pretende abordar sua trajetória literária, seus livros, seu processo de criação e ainda falar dos projetos literários que desenvolve em várias regiões do Brasil. Cerca de 40 minutos da palestra serão dedicados às perguntas da plateia.

O Viagem Literária é uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura desenvolvida em parceria com a SP Leituras. Esta é a terceira vez que Sacolinha é convidado para participar do projeto, que tem por objetivo promover encontros com diversos autores brasileiros em 80 municípios do interior paulista.

Na primeira vez em que atuou no projeto, em 2011, o autor suzanense percorreu as cidades de Monteiro Lobato, São Bento do Sapucaí, Guaratinguetá, Águas de Lindóia e Mococa. Nesses locais, o autor ministrou oficinas de criação literária com o objetivo de estimular o processo criativo dos participantes, tal como o domínio de ferramentas básicas que puderam permitir a execução de pequenas histórias, individuais e coletivas.

Em sua segunda participação, no ano de 2013, o autor visitou as cidades de Piedade, Rancharia, Bastos, Palmital e Cerqueira César, onde ministrou palestras sobre sua trajetória literária, abordou a importância da leitura na vida das pessoas e falou sobre a nova geração de escritores.

Para Sacolinha, o Viagem Literária é um dos únicos projetos literários completos existentes no Estado de São Paulo:

“Geralmente, os projetos literários só contemplam uma categoria que na maioria das vezes é o leitor ou a biblioteca. O escritor raramente é lembrado. No caso do Viagem Literária todos estão envolvidos, pois o projeto valoriza o escritor, coloca os leitores diante de seus autores preferidos e promove o espaço da biblioteca”, comenta.

PROJETOS

Desde o começo de sua carreira literária, Sacolinha tem desenvolvido um trabalho de incentivo à leitura em diversos Estados brasileiros, com destaque para o projeto "Uma janela para o mundo", nas Penitenciárias de Segurança Máxima federais, onde deu aulas para nomes como Fernandinho Beira Mar, Elias Maluco e para deputados e policiais milicianos presos.

Ultimamente Sacolinha tem se dedicado a divulgar suas obras, o que devido aos projetos de leitura e com o trabalho literário à frente da pasta de literatura na Secretaria de Cultura de Suzano, entre os anos de 2005 e 2012, teve de abrir mão.

“Tenho seis livros publicados aqui no Brasil e três traduzidos para o espanhol, francês e inglês, mas até agora não tive tempo para divulgar essa produção devido aos projetos de incentivo à leitura que tomaram todo o meu tempo”, diz.

Ele afirma que todo escritor se sente bem em chegar em eventos literários nos quais o público já conhece sua obra. No entanto, como visita locais em que as pessoas raramente têm o hábito da leitura, o papel de incentivador fala mais alto.

Sacolinha aceitou participar do Viagem Literária justamente para tentar equilibrar seu trabalho de escritor e mediador.

Mais informações sobre o Sacolinha e o projeto Viagem Literária podem ser obtidas no blog: www.sacolagraduado.blogspot.com ou na página do autor no facebook: www.facebook.com/escritorsacolinha.

SOBRE O AUTOR

Sacolinha tem 31 anos, nasceu na cidade de São Paulo e é formado em Letras. É autor dos livros “Graduado em Marginalidade”, “85 letras e um disparo”, “Estação terminal”, “Peripécias de minha infância”, “Manteiga de cacau” e “Como a água do rio”. Em sua trajetória já esteve em vários programas de televisão, como Provocações, Metrópolis e Manos e Minas, ambos na TV Cultura, e o de Jô Soares, na Globo. Ganhou vários prêmios por seus livros e projetos. Também é conhecido por seu incansável trabalho de incentivo à leitura.

04 outubro, 2014

Dia 17 de Outubro, mais uma edição do nosso sarau "LiteraturaNossa"

Tá chegando o dia!
Logo mais estaremos juntos em mais um Sarau Literatura Nossa, que acontece toda terceira sexta-feira do mês no Jardim Revista em Suzano-SP.
Este ano o sarau homenageia o centenário da escritora Carolina Maria de Jesus. E para celebrar a literatura faremos sorteios de livros da escritora e de outros autores contemporâneos durante o sarau.Também haverá sorteios de camisetas do sarau.
E a cada edição há também um lançamento de livro. Já passaram por aqui os escritores Rodrigo Ciríaco, Ni Nivaldo Brito Dos Santos, Elizandra Souza, Andréia Gonçalves Garcia entre outros.
Neste mês o Sarau LiteraturaNossa recebe a escritora Maria Lucia para lançamento do seu primeiro livro “Sempre Juntos”.
Vem com a gente!!!



Sessão de autógrafos

Escritor Sacolinha lança livro na Bienal de SP na próxima quarta-feira   “A Alanda ainda está de pijama” novo livro infantil do escritor s...