16 outubro, 2006

Eventos...

Itaú Cultural
convida
Contamos com a sua presença e amigos nas atividades do projeto ANTÍDOTO - AÇÕES CULTURAIS EM ZONAS DE CONFLITO. O projeto é uma parceria entre o Grupo Cultural AfroReggae do Rio de Janeiro e o Itaú Cultural.

São várias atividades de 17 a 28 de outubro: Seminário, Mostra de Vídeo, espetáculos de Teatro e Música.

Local
Itaú Cultural - Av. Paulista, 149 [próximo da estação metrô brigadeiro]
Entrada franca - não é necessário inscrição antecipada.

O objetivo do projeto é ressaltar o papel da cultura e da arte como antídoto para os conflitos sociais, econômicos, étnicos, religiosos. A cultura e a arte podem e devem fazer parte de qualquer iniciativa de intervenção em situações de risco humano, em complemento a medidas econômicas ou de infra-estrutura, já que trabalham com a transformação das pessoas por meio da subjetividade, da criatividade e do despertar de habilidades que ampliam seus horizontes.
Segue, abaixo, apenas as atividades de ABERTURA do evento

dia 17 terça 14h30 primeira mesa do seminário
tema: origem dos conflitos
Palestrantes- peruano Rodrigo Montoya escritor e ativista cultural é autor de "Tempos de Descanso" (ed. Marco Zero); "O Mundo de Cabeça para Baixo - Relatos Místicos dos Incas e seus Descendentes" (ed. Cosac & Naify), entre outros livros sobre a cultura e política do Perú.- brasileira Betty Mindlin antropóloga, atua em projetos e pesquisas com os índios da Amazônia. É autora dos livros "A questão dos índios" (Ed. Ática); "Terra Grávida" (Ed. Rosa dos Temos), entre outros.
17h00 às 18h30
Mostra de Vídeo internacional [todos os filmes com legenda em português]
Vamos Chamar de Amor (Let´s Call it Love)diretor Breda Beban, Reino Unido/Iuguslávia, 2000, 7 minutosMeu País (My Coutry)diretor Goran Radovic, Iugoslávia, 1999, 24 minutos19h30 segunda mesa do semináriotema a informação e os conflitosa forma esteriotipada com que os conflitos são noticiados pela imprensa revela mais a invasão de quem produz a informação do que de quem a vive. Como garantir a imparcialidade e dar direito de voz a todos os envolvidos em conflitos?
Palestrantes- mexicano Fran Ilich a especialidade do palestrante é a cibercultura. Manteve durante anos uma coluna sobre o tema Arte e Tecnologia no jornal El Universal. Seu trabalho - um net.film interativo - foi selecionado entre os 12 projetos principais na última Bienal de Turim, Itália. É autor do livro "Metro-Pop" e editor da revista "@large de Sputinik" e roteirista do programa Interacción (Discovery Channel).- brasileiro Jaílson de Souza e Silva coordenador Geral do Observatório de Favelas e diretor de Projetos do Centro de Educação e Ações Solidárias da Maré (Ceasm). É graduado em Geografia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), com especialização em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ); Mestrado em Educação pela (PUC/RJ). Tem doutorado em Sociologia da Educação pela (PUC-RJ) com a tese "'Por que uns e não outros? Caminhada de Jovens da Maré para a Universidade”.

contato: Luiz -
pedrajr@terra.com.br
[11] 8405-4664

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre choro e nó na garganta

Trecho do livro "Dente-de-leão: a sustentável leveza de ser" - Escritor Sacolinha