28 outubro, 2010

Glória que a morte não leva



Salve, salve os filhos ilustres
Que neste solo fecundante pisaram,
Homens, ou talvez deuses
Desbravadores, por esta terra lutaram
Para nos dar de presente um futuro
Que sem ver, impolutos sonharam,

Como o bandeirante Braz Cubas,
Um dos grandes patriotas nato
As margens do Rio Anhembi
Embrenhado pelo mato,
Sonhou um sonho distante
Que hoje se tornou fato,

Antes, foste apenas um broto,
É hoje uma árvore frondosa,
Pelas lutas de teus filhos
Tornou-se aldebarã gloriosa!
De pequena fez-se grande
Entre as grandes, poderosa.

Quatrocentos e cinquenta,
Anos de desafios e vitória
Muitos livros não dariam
Para contar tua história
Sant’ Anna de Mogy Mirim
Mogi das Cruzes de glória

O teu brasão na bandeira
Representa a labuta,
De teus filhos, teus heróis
Que não fugiram a luta
Glória que a morte não leva
História que o tempo não oculta.












Francis Gomes

1° SARAU NO CÍRCULO DAS LETRAS

Suegue abaixo as imagens do primeiro sarau Literatura Nossa realizado no Ponto de Cultura Círculo das Letras.





















































26 outubro, 2010

Como dizia minha avó...

Para fazer uma omelete
É preciso quebrar o ovo
Por mais perfeita que seja a sua casca
E para que seja, de fato, uma omelete
É preciso batê-lo muito bem.
Para semear
É preciso ferir o solo
E fincar bem a enxada
Para que a cova não fique rasa
E a primeira chuva leve a semente embora
Para crescer, é preciso ter escuta.

21 outubro, 2010

Ponto de Cultura

Jardim Revista em Suzano terá Sarau todo mês

A Associação Cultural Literatura no Brasil realiza nesta sexta-feira, a partir das 19h30, o Sarau LiteraturaNossa. A atividade será realizada no Ponto de Cultura "Círculo das Letras" localizado na Rua Bandeirantes, 606, no Jd. Revista – Suzano - SP)."Este é o primeiro sarau realizado no bairro e que inicia as atividades culturais e, sobretudo, literária na nova sede da Associação Cultural Literatura no Brasil". Fala o entuasiasta e sócio-fundador da entidade, Sacolinha, que também é escritor.Nesse sarau haverá música, cinema, literatura, teatro, dança, contação de histórias e muito mais.O tradicional sarau "Pavio da Cultura" continua sendo no mesmo lugar e sempre no segundo sábado do mês. O LiteraturaNossa já é um outro sarau que se soma ao Pavio no município de Suzano..Os interessados em se apresentar devem chegar com pelo menos 10 minutos de antecedência.Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (11) 7348-0400

Poemas dos Becos de Goiás e Estórias Mais

O livro da autora Cora Coralina será discutido no Trocando Idéias da próxima terça- feira. O encontro acontecerá no ponto de Cultura Círculo das Letras ( Rua Bandeirantes, 606 - Jardim Revista ) a partir das 19h e é aberto a toda a comunidade.


Cora Coralina

Conte sua História

Na última terça-feira, 19 aconteceu mais uma edição do Conte sua História. Desta vez a escritora e poeta Débora Garcia dividiu com os presentes sua trajetória de vida. o encontro que aconteceu no ponto de cultura Círculo das Letras foi bastante caloroso!
Acompanhe as imagens.





18 outubro, 2010

Débora Garcia conta a sua história.

Nesta terça-feira (19/10) a poetisa Débora Garcia participará do projeto Conte a sua História.
O referido projeto tem por objetivo paresentar ao público a vida e a trajetória dos artistas que atuam e militam no município do Suzano.
Acontecerá na sede da Associação Cultural Literatura no Brasil, localizada na Rua Bandeirantes, 606 - Jd. Revista - Suzano, a partir das 19:00.
Imperdível.

Informações: (11) 8950-9446 (oi).

.

Escritor Sacolinha vai para presídio de segurança máxima
Autor é contratado pela UNESCO para a promoção da leitura nos presídios federais

Da assessoria do autor

O escritor Sacolinha esteve em Brasília nesse domingo, 17/10, onde se reuniu com as autoridades dos Ministérios de Cultura, Educação, Desenvolvimento Agrário, Justiça e com os representantes da UNESCO aqui do Brasil.
Ao final da reunião foi firmado um contrato onde o autor desenvolverá um projeto de incentivo à leitura junto com a escritora Maria Valéria Rezende e que atingirá, além dos próprios internos, os agentes penitenciários e os professores dos 4 presídios mantidos pelo Ministério da Justiça.
Sacolinha já trabalhou com a leitura nos presídios de São Paulo. Entre os anos de 2006 e 2008 ele promoveu projetos nas Penitenciárias Femininas de Santana e do Tatuapé, no Presídio Semi-aberto de São Miguel Paulista, e em 10 instituições da Fundação Casa, antiga FEBEM.
O projeto começa no próximo mês e a sua primeira fase termina em dezembro, quando Sacolinha se reunirá novamente com as autoridades para a avaliação dos dois primeiros meses. Nesse tempo, Sacolinha e sua parceira de trabalho, Valéria Rezende, terão visitado os presídios de Porto Velho em Rondônia, Catanduvas no Paraná, Mossoró em Rio Grande do Norte e Campo Grande no Mato Grosso do Sul.
Mais informações no blog do autor: www.sacolagraduado.blogspot.com

14 outubro, 2010

O Menino e o Livro

Emocionante curta que trabalha o tema da leitura. Em meio a um ambiente familiar conturbado, e a realidade das ruas, Matheus encontra no livro a possibilidade de escolha.

III Tributo Steve Biko


Suzano sedia pelo terceiro ano o "Tributo a Steve Biko"


Nesta sexta e sábado (15 e 16/10) a cidade de Suzano realiza mais uma vez o evento "Tributo a Steve Biko". O evento que já está na sua terceira edição será realizado no Pavilhão da Cultura Afro Brasileira (Pq. Max Feffer, Av. Brasil com a Roberto Simonsen – Suzano - SP). A realização é do grupo Pesadelo do Sistema Produções Artísticas LTDA, e tem o apoio da Prefeitura de Suzano, Ação Educativa, Coletivo Griots, entre outros parceiros.
Na sexta-feira, o evento começa às 19h e vai até às 21h, com apresentação teatral do grupo Escena, dança afro, exibição do documentário "O Legado de Steve Biko", sarau negritude com os poetas da Associação Cultural Literatura no Brasil, Coletivo Griots e Coletivo Poesia na Brasa que lança a "Antologia Poesia na Brasa II".
Já no sábado o evento começa mais cedo. A partir das 15h o Pavilhão recebe os grupos Samba Rock S/A, Família Dossiê, Pesadelo do Sistema, Kilimanjaro, Dinho Araguaia e a Irmandade Africana, e os poetas Akins Kinte, Sacolinha e Elizandra. Haverá ainda a participação de b.boys e grafiteiros e nos toca discos teremos as performances dos Dj's B.A, Nino Brown e Dauto Soul.
Durante os dois dias do evento haverá exposição e venda de artigos brasileiros e africanos, vendas de livros, revistas, filmes e bonecas negras.
Informações nos telefones: (11) 4747-4180 / 8478-9565

11 outubro, 2010

Árvore

Meu homem
Tem um cheiro que reconheceria em meio a tantos outros
De sua seiva não me canso de provar.

Sua pele – Casca - a reconheceria, com apenas um toque
Seu corpo – Tronco - posso reproduzi-lo como um oleiro que molda a massa disforme
Cada músculo, cada curva...

Em seus cabelos – Cipós - me seguro com força, quando nos amamos
Seu sorriso descortina alvos ladrilhos que trilham o caminho para a felicidade
Seus olhos – Oásis - em ti bebo a água da vida.

Em seus braços – Rede - deito e durmo tranqüila
Balanço, mas sei que não vou cair
Mas, se cair, suas mãos – Galhos - irão me segurar.

E se o tombo doer e eu chorar
Suas mãos – Mágicas - tocarão uma canção para me alegrar.

O vento te trouxe – Semente - no ar
Cai em mim - Terra fértil - vem me fecundar
E com seus pés - Raízes - nosso caminho germinar.

07 outubro, 2010

Documentário - Pavio da Cultura

Vídeo de 5 anos do Pavio da Cultura


Sábado em Suzano

Sarau Pavio da Cultura
Neste sábado, 9/10 - das 20h às 22h.
Local: Centro Cultural de Suzano
Rua Benjamin Constant, 682 - Centro - Suzano - SP
Informações: (11) 7348-0400


Tradicional sarau suzanense acontece neste sábado


É neste sábado, 9/8, a partir das 20h, que será realizado o maior e melhor sarau do Alto Tietê. O Pavio da Cultura acontece no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (Rua Benjamin Constant, 682 – Centro – Suzano - SP).
Este sarau que já é tradição na cidade de Suzano e foi tema de quatro TCCs (Tese de Conclusão de Curso) vem sendo realizado todo sábado em um centro cultural do município. Todo 2º sábado do mês ele acontece no centro da cidade, unindo a classe artística da região numa só atividade.
Nessa edição o sarau terá música, cinema, literatura, teatro e dança.
Os interessados em se apresentar devem chegar com 30 minutos de antecedência.
Venha e convide amigos, vizinhos e parentes, mesmo que seja apenas para assistir. Todos são bem vindos.
Outras informações sobre o evento podem ser obtidas pelo telefone (11) 4747-4180.

02 outubro, 2010

Palestra em Suzano


Milton Hatoum fará palestra gratuita em Suzano


O escritor Milton Hatoum fará uma palestra gratuita em Suzano nesta terça-feira (5/10), às 20h, no Centro de Educação e Cultura Francisco Carlos Moriconi (rua Benjamin Constant, 682 – Centro). A visita do escritor faz parte do projeto Viagem Literária, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Cultura em parceria com o governo do Estado.

O projeto dá continuidade ao Trajetória Literária, desenvolvido em Suzano e que já trouxe grandes nomes da literatura ao município, como Moacyr Scliar, Ariano Suassuna, Marcelo Rubens Paiva, Ignácio de Loyola Brandão e Paulo Lins. Pelo Viagem Literária, vieram Zuenir Ventura e Carlos Marinho.

Durante a palestra, Hatoum falará de sua trajetória literária e conversará com o público sobre o livro "Três Contos", de Gustave Flaubert, obra que marcou sua carreira como leitor e escritor.

Para o coordenador literário da Secretaria de Cultura de Suzano, Ademiro Alves, o Sacolinha, estas palestras têm estimulado muitos leitores e escritores suzanenses, além de cumprir com o objetivo principal que é aproximar o público leitor de autores de referência.

O Autor
Milton Hatoum nasceu em Manaus, em 1952. Foi professor de literatura da Universidade Federal do Amazonas (UFA) e professor visitante da Universidade da California (EUA). É colunista do jornal O Estado de S. Paulo e do site Terra Magazine. Possui um livro de contos, A Cidade Ilhada (2009), além dos romances Relato de um Certo Oriente (1989), Dois Irmãos (2000), Cinzas do Norte (2005) e Órfãos do Eldorado (2008), que renderam ao autor prestígio internacional e diversos prêmios, como o Jabuti, o Portugal Telecom, o Grande Prêmio da Crítica APCA, o Prêmio Livro do Ano e o Prêmio BRAVO! de Literatura. Seus livros já venderam mais de 200 mil exemplares no Brasil e foram traduzidos em oito países, como a Itália, os Estados Unidos, a França e a Espanha.

Sessão de autógrafos

Escritor Sacolinha lança livro na Bienal de SP na próxima quarta-feira   “A Alanda ainda está de pijama” novo livro infantil do escritor s...