11 abril, 2016

Sarau LiteraturaNossa - Abril de 2016

Sarau LiteraturaNossa marcará adesão da ACLB ao movimento contra o golpe

Edição de abril que acontece nesta sexta-feira, dia 15, também contará com oficina de turbantes Preta Rainha, o lançamento do livro "Humanidade", de Raimundo Alves Rodrigues, e o lançamento dos calendários poéticos

O Sarau Literatura Nossa de abril será especial. Nesta edição, programada para sexta-feira (15 de abril), a Associação Cultural Literatura no Brasil (ACLB) fará sua adesão ao movimento #ArteContraOGolpe que integra o movimento #PeriferiasContraOGolpe e desde o último dia 8 vem realizando uma série de ações na cidade em defesa da democracia. Na programação também consta a oficina de turbantes Preta Rainha, o lançamento do livro "Humanidade", de Raimundo Alves Rodrigues, e o lançamento dos calendários poéticos.

O projeto que conta com o apoio do Programa de Ação Cultural (ProAC) do governo do Estado de São Paulo será realizado às 19h30 na Comunidade Kolping (Rua Cumbica, 630, Jardim Revista, Suzano, próximo ao bazar e à Escola Estadual Oswaldo de Oliveira Lima).

OFICINA

Com duração de  duas horas, a oficina de turbantes terá início às 18 horas, antes do sarau, e os interessados devem se inscrever previamente, pois há somente 20 vagas. Outras informações pelo telefone (11) 96680-4065, pela home page www.literaturanobrasil.blogspot.com/ ou pelo Facebook Sarau LiteraturaNossa.

O objetivo da oficina é compartilhar e vivenciar algumas técnicas de "amarrações", tendo como referência inicial os turbantes africanos, de países como Moçambique (aprendido em Maputo) e Angola. Será ministrada pela designer Débora Marçal, co-fundadora da Capulanas Cia. de Arte Negra, coreógrafa e figurinista do Instituto Umoja.

Serão ensinados quatro tipos de amarrações" coque flor 1, coque flor 2, realeza e baduh, bem como a simbologia histórica e cultural dos turbantes. Ao final do curso o (a) participante levará para casa o tecido utilizado, que será disponibilizado na oficina. Embora tratada como "amarração", em  90% dos turbantes não se dá nenhum nó com o tecido na cabeça.

Débora também é fundadora da Empresa Preta Rainha, que desenvolve bolsas, acessórios, roupas e figurinos a partir do diálogo entre a estética africana, diaspórica, popular entre outras. Ministra oficinas de tranças, turbantes, danças brasileiras, afrobrasileira e dança negra contemporânea.

“HUMANIDADE”

Em "Humanidade", Raimundo Alves Rodrigues canta em versos líricos recheados de metáforas, o ser humano nas mais variadas culturas e épocas, abordando virtudes, valores e anseios em âmbitos individuais e coletivos da sociedade. Tudo isso reunido em mais de 70 poemas. O autor nasceu e reside em Mogi das Cruzes. É licenciado em Letras e trabalha como docente. É autor do livro "Poesiação" (2012, LP-Books).

         CALENDÁRIOS

Projeto pioneiro que tem por objetivo o incentivo à leitura através de novas mídias de divulgação, os calendários poéticos foram introduzidos este ano pela ACLB com o objetivo de estimular e reconhecer a participação dos artistas/escritores/leitores, bem como garantir a difusão de bens e produtos culturais. O lançamento ocorrerá concomitantemente ao sarau.

O projeto contou com dez autores participantes e serão distribuídos ao todo de forma gratuita 10 mil calendários nos saraus, em escolas e outros locais culturais da cidade e região.

“A expectativa é que esse material repita o sucesso de outros que lançamos em anos anteriores, a exemplo dos postais e imãs poéticos, vídeos de literatura, CD’s, entre outros instrumentos que ajudam a difundir o acesso à literatura”, diz Landy Freitas, coordenadora do Sarau LiteraturaNossa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre choro e nó na garganta

Trecho do livro "Dente-de-leão: a sustentável leveza de ser" - Escritor Sacolinha