13 janeiro, 2010

Por que me olha com indiferença?

Porque você me olha com indiferença
Ta com medo de mim? O que fiz pra você?
Tem medo que ocupe seu lugar?
Eu não quero seu otário, pode ficar onde esta.

Negras Raízes fincadas na mente
Feridas e cicatrizes no subconsciente
Tô conquistando meu espaço.
Resgatando meus valores que alguns anos atrás
Ficou perdido no escravismo químico
Quebrei as correntes do vício
Cadernos negros 30 e 32 eu tava lá
Vi a África personalizada naquele lugar,
Decidi sem hesitar com essa negrada me juntar

Ainda bem que existe Quilomboje
Referência na selva pro negro que tá sozinho
Através da literatura descobre seu caminho
Através da escrita mantém a sua auto estima
Assim vou descrevendo minha vida

Fortaleci minha identidade ao colar na Cooperifa
O estômago abastecido com escondidinho
E a mente com diversas poesias jogadas no ar
Ser negro é ter identidade, não só a pele escura
Mas a consciência e alma negra também
Tamu junto Cristina, Sacolinha, Landy
Amigos como esses nunca tive antes

Literatura no Brasil tá marcado no peito
Coração vermelho que cabe todos os membros
Sei que a discriminação existe mas sigo adiante
Minhas influencias são Malcom X e Black Panther.
Você descobriu o outro lado da história
De que não sou inferior a você
Sou descendente de negros africanos
Seqüestrado histórico
Escravizado por vocês e marginalizado
Agora me vendo aqui isso te incomoda,
Te assusta e muito te apavora.
Mas eu não to nem aí, com auto estima sigo meu caminho
Eu sou negrão. Não sou muleque, nem neguinho
Minhas palavras são pancadas na sua cabeça
Meus verbos torpedos na mente pra que não se esqueça
De que existe muitos outros na resistência
Eu sou o Cákis mantendo presença.
Mostrando minha cara preta.

Sobre choro e nó na garganta

Trecho do livro "Dente-de-leão: a sustentável leveza de ser" - Escritor Sacolinha