27 julho, 2005

Próximo evento...

O AUTOR NA PRAÇA
Apresenta

Livros, Quadrinhos e Rock´n roll

O jornalista e escritor Luiz Carlos Lucena e os cartunistas Marcio Baraldi e Francisco Marcatti são os convidados da Tarde de Autógrafos deste dia 30 de julho, sábado, no projeto O Autor na Praça, Durante o evento será apresentado um pocket-show de slide blues com o guitarrista Rafael Veríssimo. O cartunista Junior Lopes participa do evento realizando caricaturas. Informações sobre os convidados abaixo.

SERVIÇO:
O AUTOR NA PRAÇA - Livros, Quadrinhos & Rock´n roll
Luiz Carlos Lucena, Marcio Baraldi & Marcatti.
Dia 30 de julho, Sábado, 14h - Entrada Franca.
Espaço Plínio Marcos - Feira de Artes da Praça Benedito Calixto
Informações: Edson Lima - Tel. 3085 1502 / 9586 5577 - oautornapraca@oautornapraca.com.br
Realização e Produção: Edson Lima e Associação dos Amigos da Praça Benedito Calixto

Sobre os convidado e os livros:
Retrato dos Anos 60, visto através do rock
Lucena lança Rock - A Música da Revolução. Um mergulho profundo nas raízes e nos movimentos de contestação e de comportamento dos anos 60. O escritor parte do negro escravo e mostra sua influência no seio da família do americano branco do sul, o nascimento do spirituals, vaudeville, ragtime, jazz, a blue note, o rithm´blues e como tudo isso gerou o rock - na Inglaterra e nos Estados Unidos.
Passeia pela política dos EUA - a política liberal do New Deal e a caça às bruxas do macartismo, os movimentos de esquerda, a literatura beatnic -, dá uma pincelada no mundo. Tudo isso para contar a história dos movimentos sociais dos anos 60 - a guerra do Vietnã, a revolução estudantil, a psicodelia, Thimoty Leary, underground, Woody Goothrie, Cuba, Bob Dylan, o flower-power, Stones, Allen Ginsberg, os filmes (Blow-Up, Easy Rider, Gimme Shelter, Woodstock), contracultura, drogas, festivais. Tudo embalado pelo rock. Nas livrarias ou via postal pelo e-mail lucenasp@hotmail.com
Luiz Carlos Lucena é jornalista, escritor e roteirista, autor de Momento Aprisionado (poesia), Mocinhas & Bandidos (contos) e Sonho Colorido (romance).
Trechos do livro http://jornaldorock.jex.com.br e http://blogdolucena.blogspot.com

Baraldi põe tintas no rock - Roko-Loko e Adrina-Lina atacam novamente!!!
Eles estão de volta! Depois do sucesso do primeiro livro, o hilário casalzinho roqueiro Roko-Loko e Adrina -Lina , criados pelo cartunista mais rock´n´roll do mundo, Marcio Baraldi, chegam ao segundo livro, ainda mais divertido e colorido! São 50 páginas em couché colorido, capa plastificada, acabamento de alto padrão. O livro traz textos de Kid Vinil, João Gordo e galera das bandas Harppia, Sepultura, Krisiun, Korzus, Inocentes e até do editor da revista Headbanger Magazine, do Equador, comentando sobre os personagens do Baraldi.
Roko-Loko e Adrina-Lina são publicados mensalmente na Revista Rock Brigade, há quase nove anos ininterruptos e se transformaram num grande sucesso entre o público roqueiro do Brasil inteiro e até do exterior, pois renderam a Baraldi convites para publicar em revistas de rock do Equador, Argentina e Portugal. Nas QHs, Roko e Adrina sempre contracenam com bandas reais se envolvendo com elas nas mais absurdas trapalhadas. Neste novo volume o casalzinho vive situações impagáveis com o Rush, Kiss, Made in Brazil, Ultraje a Rigor, Iron Maiden, Sex Pistols e dezenas de outros monstros sagrados do rock. É uma edição primorosa para ler, se divertir muito e guardar como uma edição histórica.
O trabalho de Baraldi funciona também como um importante e divertido documentário da história do rock mundial, pois seus quadrinhos sempre abordam fatos ocorridos no mundo do rock´n´roll como as mortes de Joey Ramone, George Harrison e Joe Strummer e outros fatos como lançamentos, turnês, voltas e reviravoltas nas carreiras das bandas.
O livro anterior "Roko-Loko e Adrina -Lina" foi contemplado com um prêmio "Ângelo Agostini", tendo sido considerado o melhor lançamento de 2003. Este novo volume tem tudo para repetir fato e ir mais além!
O livro pode ser adquirido pelo site da Rock Brigade www.rockbrigade.com.br
Contatos: www.marciobaraldi.com.br / mbaraldi@spbancarios.com.br

Marcatti e os quadrinhos underground
Francisco Marcatti começou a se interessar por Histórias em Quadrinhos antes de aprender a ler e escrever, estimulado pela mãe. Aos 15 anos publicou pela primeira vez em uma revista produzida por alunos do Colégio Equipe, Papagaio, editada por Paulo Monteiro, com colaboração de Nando Reis, Marcelo Fromer entre outros. Em 1979 colaborou com a revista BOCA Nº 4, editada por Dagomir Marquesi. Em 1980, comprou, com o dinheiro de uma herança, uma impressora offset de mesa. Nascia a Editora PRO-C. Publicou a imensa maioria de suas histórias em revistas impressas nessa máquina e vendidas de mão em mão em portas de cinema, teatro e bares de São Paulo. Em 1989 passa a ser nacionalmente reconhecido quando faz a capa do disco de Ratos de Porão, pela gravadora Eldorado. Recebeu 4 vezes consecutivas o prêmio HQ Mix de Melhor Publicação Independente. E o prêmio JAYME CORTEZ de incentivo aos Quadrinhos brasileiros. O melhor de seu trabalho está publicado em requintada coletânea com o nome de RESTOLHADA. O personagem FRAUZIO foi publicado em uma revista mensal, lançada pela Editora ESCALA, com tiragem de 30.000 exemplares e distribuída em todo Brasil através de bancas de jornais.

Criou e desenhou, até hoje, mais de 1100 páginas de histórias em quadrinhos distribuídas em 151 histórias. Com seu traço marcante e conteúdo fortemente voltado ao escatológico, Marcatti é considerado o mais importante autor de quadrinhos undergrounds no Brasil.
Contatos: marcatti@marcatti.com.br / www.marcatti.com.br


Junior Lopes - Nasceu em Castanhal - PA, 33 anos, há 15 vem trabalhando na área do Cartum. Fez caricaturas esportivas para o jornal De Gerderlander, em Nijmegen, Holanda. De volta o Brasil em 1997, foi ilustrador do jornal A Província do Pará. Em São Paulo fez ilustrações para diversos veículos de comunicação, destacando-se: Folha de S.Paulo, Rede Globo (Vinheta Jogo da Velha, 2003), editora Cia. das Letrinhas, Gazeta Mercantil, revistas Superinteressante, Caros Amigos, Veja, VIP.

Participou de diversos salões de humor no Brasil e Exterior, recebendo vários prêmios: Salão de Humor do Rio de Janeiro, Volta Redonda, Piauí. Recentemente recebeu menção honrosa no 30º Salão de Humor de Piracicaba, na categoria Caricatura. No mesmo salão em sua 31ª. edição, em 2004 ganhou o prêmio pelo 2º. lugar na categoria Caricatura. Em 2005 ganhou o prêmio de melhor caricatura no VII Salão Internacional de Humor de Pernambuco.Na área publicitária foi o autor das ilustrações para a campanha da LEVI´S, produzida pela Agência de Publicidade NEOGAMA, que ganhou o prêmio Leão de Ouro em Cannes em 2003, na categoria Pôster. Trata-se de um trabalho pioneiro no designer gráfico, desenvolvido através da aplicação de recorte de tecidos na criação de imagens, integrando a particularidade de seu traço às propriedades e técnicas utilizadas, com o objetivo de uma familiaridade estética com o elemento/personagem retratado. Para conhecer esta nova proposta do cartunista: http://fotolog.terra.com.br/jugular:6

Junior Lopes atua como caricaturista especializado em eventos. Seus desenhos e caricaturas podem ser apreciados aos sábados no projeto O Autor na Praça, no Espaço Plínio Marcos na Feira de Artes da praça Benedito Calixto, em Pinheiros.

Contatos juniorlopes1@ig.com.br / 9929 0986

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre choro e nó na garganta

Trecho do livro "Dente-de-leão: a sustentável leveza de ser" - Escritor Sacolinha