04 janeiro, 2007

Crônica do Vital

Cada um com seu final de ano!
Renato Vital
Invadem o morro, são recebidos a bala, troca de tiro que não pára. Desnorteada a polícia não sabe se avança, se fica onde está ou se vai embora. Fora dolocal de combate, a elite se alegra com o final deano, presentes, perus, chesters, comidas, champanhes e tudo de mais luxuoso. No cantinho solitário a empregada observa tudo ela é o submundo, ela é o periférico, ela é a serviçal, ela é a mão de obra, ela é o nada. Essa mesma empregada pensa em seus dois filhos que moram no local da guerra urbana, um é policial o outro preferiu ser traficante. Mas o amor pelos dois é o mesmo.
A imprensa mete o pau, as rádios de am condenam, os jornais pedem pena de morte, os políticos de férias, não querem nem saber de trabalho. O novo (velho) presidente, pensando no dia de sua posse, seusmercenas puxa-saco, pensando em sair bem na foto, em conseguir cargos no legislativo, conseguir casas na praia, no ano novo que vem chegando, sítios, pousadas, e tudo mais em que não envolva uma raça chamada povo. O Bush pensando qual país atacar em 2007, pensando qual tipo de mãe ele vai fazer chorar mais uma vez, qual rio de sangue vai boiar corpos, qual histórinha vai contar para o alienados. O Saddam Russein em contra-ponto, pensando qual dia será o da sua morte, ou melhor qual o dia de presentear o George W. Bush.Os iraquianos não planejam futuros, nem sequer sabemse terão suas vidas amanhã, nem sequer sabem se um diaterão sua soberania de volta. A Palestina chora. Olíbano chora. O Irã se prepara para uma possívelguerra. As praias estão lotadas, algumas cidades nordestinas, antes do ano novo sequer visitadas, também. O alunos vibram com as férias. Pobres fazendosuas últimas compras para o Reveillon. Ricos fazendomais compras para o Reveillon. A fábricas de fogos de artíficio lucrando com o Reveillon.
O escritores periféricos, mais uma vez teimando emsonhar, o Sacolinha teimando em sonhar, o Alessandro Buzo teimando em sonhar, o Férrez, Dinha, Sérgio Vaz etc, todos ainda sonham.
Eu além de sonhar, penso nos dias que virão, não quero saber de moeda de troca, eu quero é aquela PAZ, que um dia me fez sonhar, eu quero aquela PAZ, que todos fazem questão de não olhar, eu quero aquela paz que fizeram questão de matar. Eu quero o Hip-Hop mais unido, o povo mais unido, eu quero justiça para os feridos. Eu quero a Paz em 2007, e é isso que eu desejo pra todos os consumistas, direitistas, carniceiros e oportunistas. E principalmente Paz para os meus verdadeiros amigos.
Obrigado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Poesia nos muros

                                                               Inveja A idade adulta me trouxe a dor de cotovelo. As crianças são o meu alvo...