16 outubro, 2008

Próximo evento

Confira a programação completa da 3ª Feira do Livro do CDC Tide Setubal:

DIA 6/11 (QUINTA-FEIRA)

Das 14h às 15h
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA
Com Cláudio Oliveira
, ator, diretor teatral, diretor da Cia Padedê e contador de histórias.

TEATRO: A Cidade das Cantigas
Baseado no livro homônimo, do educador, poeta e escritor Marciano Vasquez, o espetáculo conta as aventuras das meninas Melissa e Celina no universo de uma cidade encantada.

Das 15h30 às 17h30
CONVERSA COM O AUTOR
Literatura, escola e educação: um contexto de ensino ou de aprendizagem?
Com Ricardo Azevedo, Sonia Madi e Nelson de Oliveira.
Mediação: Maria Alice Setubal

Essa mesa tem como objetivo refletir sobre em que medida a literatura contribui para que educadores, educandos e comunidade escolar redescubram o prazer de estar com o mundo, relendo os seus fazeres a partir dos diversos saberes que a literatura traz para a vida cotidiana.

Ricardo Azevedo
Escritor e ilustrador, tem mais cem livros para crianças e jovens, publicados em diversos países. Doutor em Teoria Literária pela Universidade de São Paulo, escreve artigos sobre o uso da literatura de ficção na escola.

Sonia Madi
Pedagoga e mestre em Didática pela Universidade São Paulo, é autora de livros e vídeos didáticos sobre alfabetização e língua portuguesa e coordenadora da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro.

Nelson de Oliveira (CONFIRMADO)
Consultor editorial da LGE Editora, coordena oficinas de criação literária em diversas instituições e é membro do conselho editorial do jornal Rascunho e da revista Coyote.

Maria Alice Setubal
Socióloga e presidente do Cenpec e da Fundação Tide Setubal.

Das 17h30 às 19h
LANÇAMENTO: Almanaque Um olhar sobre São Miguel Paulista - As manifestações culturais, ontem e hoje

O Almanaque é resultado do projeto São Miguel Paulista e Brasileiro, realizado pela Fundação Tide Setubal em 2006 e 2007, com o objetivo de formar jovens pesquisadores sócio-culturais moradores de São Miguel. O Almanaque traz as manifestações culturais existentes no bairro, as comunidades étnicas, aspectos religiosos, artísticos e das artes visuais, que denotam a riqueza cultural do bairro.


Das 19h30 às 21h
CONVERSA COM O AUTOR
Literatura e rock n’roll: leituras, cabeças cultas e ocultas conversam e se afinam.

Com Kid Vinil e Pedro Autran
Mediação: Vicente Scopacasa

O que há de comum entre literatura e rock n’roll? Ler pode ser tão bom quanto ouvir rock? Como tem sido o desenvolvimento do mercado editorial sobre o tema? Essas e outras questões serão abordadas na segunda mesa de debates, que traz dois grandes conhecedores dos dois assuntos.

Kid Vinil
Músico, jornalista, radialista e DJ. Foi líder do grupo Magazine, apresentador do programa Som Pop, na TV Cultura, diretor artístico das gravadoras Eldorado e Trama e VJ da MTV.

Pedro Autran
Jornalista e estudioso da música anglo-americana, foi editor da revista Jam e, nos anos 60, participou dos musicais da TV Record e do circuito de shows em São Paulo com a banda Código 90.

Vicente Scopacasa
Engenheiro, baterista amador e aficcionado por rock, coleciona vinis de rock desde 1963 e é um dos maiores especialitas em rock inglês do país.


DIA 7/11 (SEXTA-FEIRA)

Das 14h às 15h
CONTAÇÃO DE HISTÓRIA

Com Isis Madi, atriz, arte-educadora e contadora de histórias, é fundadora e integrante do Grupo Teatro de Senhoritas, e Carlos Godoy, ator, contador de histórias e manipulador de bonecos.


Das 15h30 às 17h30
CONVERSA COM O AUTOR
Esporte, literatura e desenvolvimento humano

Com Ana Moser, Marcelo Duarte e Fernando Meligeni
Mediação: André Kfouri

Articular esporte e literatura para o desenvolvimento humano e a melhoria da qualidade de vida. Essa mesa busca refletir sobre as práticas esportivas na formação do cidadão e qual seu papel no estímulo à formação de leitores.

Ana Moser
Ex-jogadora da seleção brasileira de vôlei, é presidente do Instituto Esporte e Educação, sócia-fundadora da ONG Atletas pela Cidadania e vice-presidente da Comissão Nacional de Atletas.

Marcelo Duarte
Jornalista e autor da série de livros O Guia dos Curiosos, é um dos Loucos por Futebol na ESPN Brasil e comanda o Fanáticos por Futebol, diariamente na Rádio Bandeirantes.

Fernando Meligeni
Um dos principais nomes do tênis brasileiro, 4º lugar nas Olimpíadas de Atlanta, foi eleito o melhor atleta nacional pelo Comitê Olímpico Brasileiro em 2003 e acaba de lançar um livro sobre sua carreira (Aqui tem!).

André Kfouri
Jornalista, é repórter da ESPN Brasil, onde já cobriu três Olimpíadas e duas Copas do Mundo, e colunista do jornal Lance. Autor, com Fernando Meligeni, do livro “Aqui tem!”.


Das 17h30 às 19h
LANÇAMENTO: MUNDO JOVEM

Com Alexandre Isaac, Diego Albino Figueiredo e Tide Souza e Silva

Com o intuito de disseminar os conhecimentos gerados nos projetos Espaço Menina-Mulher e Espaço Jovem, a Fundação Tide Setubal lança os livros Mundo Jovem, voltado para adolescentes, e Mundo Jovem – Desafios e possibilidades, dirigido a educadores, psicólogos, ONGs, hospitais, bibliotecas, etc.).

Alexandre Isaac
Sociólogo, pesquisador e coordenador de projetos do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec), é assessor em assuntos da infância, adolescência e juventude.

Diego Albino Figueiredo
Estagiário do CPDOC (Centro de Pesquisa e Documentação de São Miguel Paulista), é aluno da Faculdade de Rádio e TV na Unisantana.

Tide Souza e Silva
Psicóloga e psicanalista, responsável pelas publicações Mundo Jovem.


Das 18h às 19h
PREMIAÇÃO CONCURSO PRODUÇÃO LITERÁRIA E IDÉIAS INOVADORAS DE INCENTIVO À LEITURA

A Fundação Tide Setubal premia os melhores trabalhos de produção literária dos alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio e as melhores idéias para desenvolvimento dos espaços de leitura das escolas públicas de São Miguel e região.


Das 19h30 às 21h
CONVERSA COM O AUTOR
A Literatura e o local no contexto da cidade

Com Max B.O., Sacolinha e Bruno Paes Manso
Mediação: Mônica Herculano

Essa mesa buscará refletir sobre a literatura na periferia, fazendo um contraponto ao estigma de que o cotidiano da periferia é apenas de criminalidade e miséria. O objetivo é mostrar que o bairro é parte da cidade e, portanto, dotado de informação e conhecimento.


Max B.O.
Famoso por suas rimas nos circuitos do hip hop brasileiro, já gravou com nomes como Thaíde & DJ Hum, Marcelo D2 e Seu Jorge. Participa de projetos sociais ligados à música na zona norte de São Paulo

Sacolinha
Formado em Letras, é agitador cultural, faz palestras sobre literatura e questão racial e ministra oficinas literárias. Autor de dois livros, um romance e um de contos, em 2006 foi indicado ao Prêmio Jabuti.

Bruno Paes Manso
Jornalista, mestre em ciências políticas pela USP, é repórter do jornal O Estado de S. Paulo e autor do livro O Homem X - Uma reportagem sobre a alma do assassino em São Paulo.

Mônica Herculano
Jornalista, atua nas áreas de comunicação para o terceiro setor e produção cultural. É colaboradora da revista e do programa de rádio Conexões Urbanas, do AfroReggae.


DIA 8/11 (SÁBADO)

Das 14h às 15h
LANÇAMENTO: Cenas – Trajetos, vivências, histórias de ser jovem

Publicação que reúne 15 cenas elaboradas e escritas pelos participantes do Núcleo de Formação Sócio-cultural do Projeto ArteCulturAção, promovido pela Fundação Tide Setubal. O projeto tomou como ponto de partida a linguagem teatral para trabalhar a construção da cidadania.


Das 15h30 às 17h30
LEITURA DRAMÁTICA
O teatro de Mário Bortolotto

Com Fernanda D’Umbra, Marcos Gomes e Javert
Mediação: Paula Chagas Autran

A leitura dramática é um momento no qual o público pode ouvir os textos do autor e imaginar junto com os atores toda a representação ali sugerida. Assim, a magia do texto teatral é reforçada. Apenas com a leitura dos atores é possível visualizar cenário, figurino e todas as ações indicadas no texto. A leitura dos textos de Mário Bortolotto, com atores acostumados a trabalhar com seu universo, faz com que o público se aproxime de um autor atuante e com uma obra calcada em uma poesia urbana e atual, que tem baseado diversas formas literárias: roteiros de filmes, romances, poesia e letras de música.

Fernanda D’Umbra
Atriz, fez mais de 40 peças com o grupo Cemitério de Automóveis. É vocalista da banda Fábrica de Animais e atua na série Mothern, do canal GNT.

Marcos Gomes
Ator e dramaturgo, formado em ciências sociais pela PUC, integra a Cia dos Dramaturgos e o Teatro da Curva.

Paula Chagas Autran
Dramaturga e jornalista, ministra aulas de teatro, é colaboradora do jornal O Estado de S. Paulo e autora do livro A Volta dos Mutantes.


Das 17h30 às 19h
LANÇAMENTOS: UM NORDESTE EM SÃO PAULO, O PENSADOR E A NOITE DOS CRISTAIS

No livro Um Nordeste em São Paulo, o professor e pesquisador da Fundação Getúlio Vargas, Paulo Fontes, analisa e descreve a vida dos migrantes nordestinos que vieram para o bairro de São Miguel Paulista em meados do século XX. Ele mostra a importância das redes sociais e de um espaço público para a criação de identidades e luta por direitos por parte dos trabalhadores.

João Martins de Oliveira nasceu na Bahia há 73 anos e é uma figura conhecida em São Miguel Paulista. Com o livro O pensador, realiza o sonho de ver publicadas suas poesias, que retratam a vida cotidiana.

A noite dos cristais, de Luís Fulano de Tal (Luís Carlos de Santana), é uma novela escrita a partir do manuscrito encontrado em Caiena, na Guiana Francesa, por um estudante. Conta a história do negro Gonçalo, um brasileiro que nasceu na primeira metade do século XIX.


Das 19h30 às 21h
CONVERSA COM O AUTOR
Literatura e Cinema: Afinidades, dissonâncias e emoções contadas

Com Fernando Bonassi e Jeferson De
Mediação: Ivana Arruda Leite

Esta mesa buscará refletir sobre a relação da literatura com o cinema, seja pela adaptação de textos narrativos, seja pelo processo de incorporação de elementos poéticos na construção da linguagem cinematográfica. Para tanto, serão abordadas questões referentes a essa articulação e em que medida essas práticas contribuem para o desenvolvimento cultural de uma população.

Fernando Bonassi
Roteirista, dramaturgo, cineasta e escritor, foi co-roteirista dos filmes Os Matadores, Castelo Rá-Tim-Bum, Carandiru e Cazuza. Autor de 19 livros, teve algumas de suas obras literárias adaptadas para o cinema.

Jeferson De
Diretor de premiados curtas, já fez produções para MTV, SBT e Globo. Autor do livro Dogma Feijoada e o Cinema Negro Brasileiro, está finalizando seu longa de estréia (Bróder!), filmado no Capão Redondo.

Ivana Arruda Leite (CONFIRMADA)
Mestre em Sociologia pela Universidade de São Paulo, tem diversos livros publicados e participou de dezenas de antologias.Ministra oficinas de conto.

Poesia nos muros

                                                               Inveja A idade adulta me trouxe a dor de cotovelo. As crianças são o meu alvo...