25 outubro, 2005

Mais, Mais...

Sérgio Vaz

A minha poesia,
apesar de pouca e rala,
cabe na tua boca
dentro da tua fala.
Apesar de leve e rouca
chora em silêncio,
mas não se cala.
A pesar da língua sem roupa
não engole papel...
cospe bala.

Sérgio Vaz*
do livro A poesia dos deuses inferiores


Alpharrabio Livraria e Editora
Rua Dr. Eduardo Monteiro, 151 - Jd. Bela Vista
Tel. (11) 44384358 -
www.alpharrabio.com.br

29 de outubro - sábado - 17h

ALPHARRABIO APRESENTA:
grandes autores, leitores à altura

Murilo Mendes: mundo-enigma, poesia-liberdade
por Eduardo Sterzi


Murilo Mendes (1901-1975) é autor, entre outros, de História do Brasil (1932), Tempo e Eternidade ( com Jorge de Lima, 1935), Poesia liberdade (1947), Convergência (1970) e Poliedro (1972).

O poeta Eduardo Sterzi, nascido em Porto Alegre (RS) em 1973, é autor do livro Prosa (2000); tem-se destacado também por sua produção em crítica literária, com ensaios importantes sobre poetas como Carlos Drummond de Andrade e Augusto de Campos. É ainda co-editor da revista Cacto . Atualmente, conclui doutorado sobre a obra de Dante Alighieri na Universidade de Campinas (UNICAMP). Sua dissertação de mestrado, “ Figuras do sublime: a retórica da catástrofe em Murilo Mendes” (PUC/RS), recebeu o prêmio da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Letras e Lingüística (ANPOLL).

Esta palestra dá prosseguimento ao ciclo Grandes Autores leitores à altura, iniciado em agosto último e que já trouxe os escritores-críticos João Alexandre Barbosa e Luiz Ruffato (que abordaram as obras de João Cabral de Nelo e Aluízio Azevedo, respectivamente).
Em quatro encontros, grandes autores brasileiros terão seus perfis apresentados por leitores especialíssimos, com sua apresentação crítica, acompanhada de informações biográficas e da leitura comentada de trechos de suas obras. O Alpharrabio oferece ao público a oportunidade de encontrar com a arte desses escritores iluminada pela atenção de críticos que não se cansam de percorrer as páginas com que eles conquistaram a central importância que têm em nossa literatura.

Serviço: Murilo Mendes: mundo-enigma, poesia-liberdade, por Eduardo Sterzi
Data: 29.10.05, às 17h


Local: Alpharrabio Livraria
Rua Eduardo Monteiro, 151 - Jardim Bela Vista - Santo André - SP, 44384358
ENTRADA FRANCA


APOLOGIA LITERÁRIA
(Por: Walter Limonada)


Certa vez, eu estava indo pro centro da cidade (SBC-SP), pra tirar umas xerox dos meus fanzines, e aproveitar e devolver uns livros que tinha pegado emprestado da Biblioteca, que fica próximo do local onde eu tiro o xerox. E enquanto as cópias do meu zine estavam sendo feitas, fui pra biblioteca entregar os livros.
No meio do caminho, encontrei um truta que já fazia um tempinho que não o via mais. E ao me ver com 3 livros na mão, ele começou a rir. Eu perguntei pra ele, do que é que ele estava rindo e ele disse que era da minha mania de ficar andando sempre com um livro embaixo do braço. E ele foi mais além...
Disse que esse negócio de livro não é postura de rapper, dar uma de intelectual, não tinha nada a ver.
Fiquei até surprezo com a opinião desse maluko. Lembro-me que tentei até argumentar alguma coisa com ele, mas, foi praticamente impossível... e o cara saiu ainda tirando um gás da minha cara.
Fazer o que, né ? Se ele pensa assim...
Mas, espero que um dia, ele se conscientize, pois, o fato de eu ter o hábito de ler livros, não significa que eu estou querendo ser o maioral. Eu leio porque eu gosto. E não pra ser melhor que ninguem.
A única coisa que eu tenho certeza, é que o hábito de ler é ótimo. Então, sempre quando eu tiver oportunidade, recomendarei um livro, uma revista ou um fanzine, pra quem estiver ao meu alcance. Pois, é atravéz da leitura, que dispertamos o nosso senso crítico, ampliamos o nosso vocabulário, nos expressamos melhor, começamos a entender as coisas com maior facilidade, etc.
Mas, calma, calma, também não é presiso ser do tipo que lê até as bulas de remédios ou as páginas da lista telefônica. Sempre procure ler sobre assuntos que lhe interessam, nem que seje coisa pouca, por exemplo, uma notinha num jornal, firmezza ??
É que aqui no nosso Brasil, ainda há aquele "mito" de que livros, são coisas chatas, só pra CDFs. Mas, tá ligado que essas idéias, não tem nadas a ver, né não ??
Se você reparar, tudo nasce da escrita e da leitura. Um filme ou uma novela, por exemplo, só é rodado depois que o roteiro já estiver escrito e os atores decorarem seus textos.
O nosso RAP Brasileiro, é considerado um dos mais conscientes do mundo, por causa de nossas letras. Capitou ?!?
Então, eu acho um absurdo, quando alguem chega em mim, (como o maninho do começo desse texto), me dizendo que ficar com um livro na mão, não é postura de um rapper.
Bom... não sou um pseudo-intelectual, nem um falso moralista, muito menos tô aqui pra tirar ninguem, mas, se for pra eu fazer apologia de alguma coisa, que seja da leitura. Não posso te garantir que isso lhe dará dinheiro, saúde, felicidade, fama ou seja lá o que for. Mas, uma coisa é certa...
Ninguem vai coseguir tirar de você, os conhecimentos que você vai adquirir e executar durante TODA sua vida, firmezza ?!?
Pense nisso...
Muita PAZ !!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre choro e nó na garganta

Trecho do livro "Dente-de-leão: a sustentável leveza de ser" - Escritor Sacolinha