27 agosto, 2006

Francis Gomes

Meu Brasil

Sou um cidadão comum
Como muitos, infeliz!
Também não sou um poeta
O pessoal é que diz
Mas por viver revoltado
Com o peito machucado
Vou falar do meu país

Nunca vi país tão rico
Quanto a pátria Brasileira
Faz pena muitos políticos
Só sabem fazer besteira
Por isso nosso lugar
Quem vive a trabalhar
É cachorro sem coleira

Meu Brasil, eu te pergunto:
De todo meu coração
Sobre esta tua lei
Chamada constituição,
Que só dar direito aos ricos
Como se não existisse
Pobre em tua nação

Estes teus representantes
São pessoas muito rudes
Ouvem mas não entendem
Minhas palavras são mudas
Por isso que teu progresso
Está sempre em regresso
É sempre o mesmo e não muda

Meu Brasil porque será?
Que você é deste jeito
Tudo existe de bom
Só os ricos tem direito
A um tratamento nobre,
Enquanto trata teus pobres
Sem carinho sem respeito.

Meu Brasil, ver se acorda!
Enfrenta a realidade
Os pobres também precisam
Viver com felicidade
Ver se muda e transforma,
Tuas leis em uma norma
Que sirva a comunidade

Desperta pátria criança
De céu azul como anil
Acorda pequeno jovem
De coração varonil
Mostra que é guerreiro
Vem defender seus direitos
Nas ruas do meu Brasil

Esquece que você é,
Uma pessoa gentil
Vem mostrar para o mundo
A tua face hostil
Vem proclamar a verdade
Desmascarar os covardes
Políticos do meu Brasil

Meu Brasil peço desculpa;
Por falar de te ruim
Sei que você não tem culpa
De tudo que fazem a mim
Mas os teus representantes
Teus políticos ignorantes
Fazem-me pensar assim.


Francis Gomes!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre choro e nó na garganta

Trecho do livro "Dente-de-leão: a sustentável leveza de ser" - Escritor Sacolinha