19 agosto, 2006

+ Poesias

O pronome nós

Eu, eu sou eu.
Eu sou eu aqui,
Sou eu ali, acular,
Sou eu em qualquer lugar.
Você é você.
Vocês são vocês.
Eles são eles.
Mas eu sou eu. Eu faço,
Eu vou; eu farei, eu irei. Sozinho.
Quem é, nós?
Alguém conhece, nós?
Eu não conheço e nem quero conhecer.
Era assim que eu pensava antes de te encontrar.
Mas eu te encontrei.
Ou melhor, eu encontrei você.
Filha deles. Você que eu conhecia, mas de longe.
Porque eu sempre fui eu. Você; você era você.
Agora você esta perto, e o você não mais existe.
Eu também não sou mais eu,
Eles continuam sendo eles,
Mas agora eu e você somos nós.
Eu não farei mais,
Mas nós faremos,
Não irei mais sozinho,
Iremos junto a qualquer lugar.
Juntos faremos qualquer coisa,
Juntos seremos felizes.
E te encontrando aprendi:
É muito melhor sermos nós
Que ser eu e você.
Eles são felizes,
Mas eu não sou feliz,
E você também não,
Mas nós somos felizes,
Como demorei para conhecer o pronome: Nós.
Mas o conheci.
Nunca mais serei eu e você será você.
Mas para sempre, seremos nós.
Para todo sempre eu e você seremos Nós.

Francis Gomes


________________________________

Contrariando a Lógica ou Estamos Juntos
para Tânia...

Contra tudo
Contra todos
Contra nós mesmos,
Estamos juntos.

Das pedras que nos atiraram
E atiramos
Construímos nosso castelo,
Fortificamos a nossa fortaleza.

Algumas vezes, erramos na medida
Misturando muito mais terra,
Do que areia e cimento
Mas, estamos juntos.

Na união dos desacordos,
Na junção da traição e da mentira,
Transbordou o perdão
E nosso caldeirão exala,
De sua poção, cheia,
Cheiros de confiança,
Respingos de ternura,
Amor e ousadia

Dos vários fins,
Tivemos um novo início.
Da destruição e do caos
Permitimos um novo começo.

Estamos juntos.
Contrariando a lógica,
Um mais um não são dois.

Estamos juntos.
Amo Você.

Rodrigo Ciríaco

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Sobre choro e nó na garganta

Trecho do livro "Dente-de-leão: a sustentável leveza de ser" - Escritor Sacolinha