11 abril, 2005

Indicação do mês

Por que não dancei
(Esmeralda Ortiz)


Um currículo da vida de uma menina negra e pobre que, acabou saindo de casa aos oito anos de idade por causa do monstro que assola muitas casas na periferia: a violência familiar.
Esmeralda é o nome da autora e personagem do livro. Personagem que apanhou muito de sua mãe quando esta estava bêbada. Os instrumentos para bater eram pedaços de pau e chicote.
Na rua, Esmeralda fez o primeiro e o segundo grau, prestou vestibular e fez a faculdade. A sua formação ficou por conta da profissão “Trombadinha” e da ocupação “Drogada”.
Em casa foi estuprada pelo padastro e na rua por outros homens. Sofreu.
Comeu, aliás, degustou o pão que o diabo babou, porém, levantou e olhou para trás. Vendo que nada tinha construído, resolveu correr atrás do prejuízo.
Com a ajuda de alguns bons corações, chegou na área, mirou, atirou e conquistou metade dos seus sonhos.

Demian
(Hermann Hesse)

Religião, guerra, romance e vícios, são os pontos mais fortes desta obra.
Um livro de leitura difícil, que exige muita atenção e paciência. Se não estamos enganados esta obra foi escrita no ano de 1919, e é considerado pelos poucos hippies e punks ainda existentes, um romance imortal atualizado, a bíblia sagrada, o livro de cabeceira desses dois movimentos verdadeiros que estão sendo consumidos pela contemporaneidade.
Concurso literário

Será dia 15 de abril o lançamento do 1º Concurso Literário de Suzano promovido pela Secretaria Municipal de Cultura.
Já que se trata de literatura no município de Suzano, o projeto cultural Literatura no Brasil foi procurado para dar um suporte.
Haverá duas categorias: Contos e Crônicas / Poesias e Poemas.
A premiação que valerá para as duas categorias serão:
1º lugar: Medalha + Livro
2º lugar: Medalha + Livro
3º lugar: Medalha + Livro
4º lugar: Menção honrosa + Livro
5º lugar: Menção honrosa + Livro
E os vencedores do primeiro ao décimo lugar de cada categoria terão seus trabalhos publicados na revista 1º Concurso Literário de Suzano que será lançada na semana literária do município e distribuída gratuitamente nas escolas da região do Alto Tietê.
Cada vencedor receberá 15 exemplares da revista.
Ressaltamos que, por ser o primeiro concurso literário de Suzano, a secretaria de cultura limitou a participação apenas ao município, já que este primeiro concurso é uma experiência e um mapeamento da cidade.
Maiores informações:
concursoliterariosuzano@hotmail.com
Local de lançamento: Secretaria Municipal de Cultura – Rua Benjamin Constant, nº 682 – Centro de Suzano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Próxima edição